Nirvana com John McCauley do Deer Tick
Foto: Reprodução/YouTube

Os membros do Nirvana se reuniram nos últimos dias e tiveram a difícil escolha de selecionar vozes para substituir a do saudoso Kurt Cobain. Em 2014, quando a primeira reunião aconteceu para o Hall da Fama do Rock ‘N Roll, Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear contaram com Joan Jett, St. Vincent, Kim Gordon (Sonic Youth) e Lorde. Dessa vez, porém, a situação foi bem diferente.

Uma das maiores bandas dos anos 90 — e a maior do grunge, se estamos falando de sucesso — voltou para fazer um show de verdade. Como atração “surpresa” do Cal Jam 18, festival curado pelo próprio Grohl, o grupo se reuniu para um set de seis músicas, das quais três tiveram John McCauley como substituto de Cobain nos vocais e guitarra. Mas quem é ele?

McCauley é um americano de 32 anos, marido da cantora Vanessa Carlton e, o mais importante, vocalista do Deer Tick. A banda nasceu em 2004 no estado de Rhode Island, consistindo em John (vocais, guitarra), Christopher Dale Ryan (baixo), Dennis Michael Ryan (bateria) e Ian Patrick O’Neil (guitarra), e odeia definir seu estilo — apesar de muitos dizerem ter um pé no country e outro no indie rock.

Os caras conseguiram os holofotes em 2010 com o disco The Black Dirt Sessions, mas trazem também na discografia títulos como War Elephant (2007) e o duo Deer Tick, Vol. 1 e 2, lançados no ano passado.

Continua após o player

Se você está se perguntando como o vocalista de uma banda indie/country chegou ao posto de quase-frontman do Nirvana, a gente te explica.

Já tem um tempo que o Deer Tick muda seu nome para Deervana vez ou outra e se transforma em banda cover para homenagear o grupo de Seattle. Em 2013, inclusive, os caras fizeram um baita show para comemorar os 20 anos de In Utero (1994), último disco lançado pelo Nirvana.

Apesar de bem interessante, não é como se o tributo tivesse feito muito barulho (ou mesmo a carreira da banda em si). Mas parece que chegou aos ouvidos de Grohl, Smear e Novoselic, e os caras gostaram!

McCauley tocou com o Deer Tick durante a tarde do Cal Jam 18, e logo depois foi ao palco principal para apresentar “Serve the Servants”, “Scentless Apprentice” e “In Bloom” com seus ídolos. Na internet, muitos fãs elogiaram a performance do músico, comparando sua voz rasgada com a de Cobain e o agradecendo por ter honrado o posto.

Se o cara vai continuar a se apresentar com o Nirvana –ou mesmo se o grupo voltará a se reunir novamente algum dia –, não sabemos.

Você pode assistir ao vídeo da reunião no Cal Jam logo abaixo, assim como vários outros de John McCauley e sua banda homenageando o Nirvana, e tocando suas músicas autorais.

O Deer Tick lança a compilação Mayonnaise, que reúne versões alternativas de canções de seus outros discos, no dia 1° de Fevereiro de 2019. Fique ligado!

LEIA TAMBÉM: “Complicado e especial”: Nirvana fala sobre novos shows de reunião

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!