Roger Waters em SP 9
Foto: Stephanie Hahne/TMDQA!

As recentes apresentações do músico Roger Waters pelo Brasil estão dando o que falar!

O ex-Pink Floyd expôs com clareza a sua posição política, em particular em relação ao atual momento brasileiro. As críticas, explicitadas no telão do show, já foram mostradas em São Paulo, Brasília e Salvador, e ainda serão mostradas em mais cidades brasileiras.

As reações ao posicionamento de Waters foram diversas. Apesar da maior parte do público em seus shows achar a crítica importante, outros não acham certo. Houve inclusive relatos de pessoas que saíram do show na metade para abrir um Boletim de Ocorrências contra o músico. A principal justificativa foi o fato de que as pessoas foram ao show para “se distrair ouvindo rock” e “esquecer da política”.

Mas e se dissermos que a atual turnê Us + Them instigou o público brasileiro a pesquisar a letra de “Another Brick In The Wall” em sites de letras de músicas?

 

A mais pesquisada

De acordo com o site Vagalume, a canção é a mais pesquisada atualmente, ultrapassando a tradução de “Perfect“, do Ed Sheeran, que antes ocupava a primeira posição. A tradução da letra, que inclui as três partes da canção composta por Waters em 1979, fica com uma distância aproximada de 44 pontos da segunda colocada.

Completam o Top 5 do site tanto a letra original quanto a tradução de “Girls Like You“, do Maroon 5, e a letra original de “Venom“, do Eminem. Dentre as 100 letras mais pesquisadas também aparecem a letra original de “Another Brick In The Wall”, além das traduções das músicas “Wish You Were Here” e “Money“, outros sucessos do Pink Floyd.

"Another Brick In The Wall" entre as mais pesquisadas do Vagalume
Foto: Reprodução / Vagalume

O Letras, outro reconhecido site de pesquisa de letras de canções, também aponta a segunda parte de “Another Brick In The Wall” como uma das mais acessadas. A música só perde para “Girls Like You”, enquanto fica à frente de canções nacionais como “Meu Abrigo“, do trio Melim, e “Notificação Preferida“, da dupla Zé Neto & Cristiano.

Em ambos os sites, o Pink Floyd aparece como o artista/grupo mais pesquisado. O Letras até fez um post especial “Pink Floyd em 30 músicas“, com uma playlist mostrando letras e vídeos de outras canções emblemáticas da banda, como “Comfortably Numb” e “Mother“.

 

Pink Floyd como um dos mais acessados no Letras
Foto: Reprodução / Letras

 

O discurso político

As letras do Pink Floyd são conhecidas por sua associação a críticas sociais e políticas. Nas redes sociais, enquanto alguns falam que a realidade do discurso de Waters não se aplica à realidade brasileira, outros discordam, dizendo que as letras conversam de fato com o momento atual.

De uma maneira ou de outra, o fato é que as polêmicas apresentações levaram muitas pessoas a pesquisarem as letras do grupo. O motivo não é preciso, mas esperamos que seja pela procura de esclarecimento sobre o discurso do músico.

A turnê Us + Them terá continuidade no próximo dia 21, em Belo Horizonte. Depois disso, Waters passará pelo Rio de Janeiro, no dia 24, e por Curitiba, no dia 27. O último show no Brasil será no próximo dia 30, em Porto Alegre, e de lá a turnê seguirá para apresentações em outros países latino-americanos.

O que acha? Deixe sua opinião nos comentários!

https://twitter.com/joaogabrios/status/1050091144841973760

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!