Maíra Baldaia - Gravação do DVD Mais n'A Autêntica por Flávio Charchar
Foto: Flávio Charchar

Maíra Baldaia está de volta para lançar seu primeiro DVD, MAIS, em Novembro deste ano.

O trabalho vem dois anos após sua estreia com o disco Poente, que chamou atenção de público e crítica. O DVD foi gravado em Maio deste ano em Belo Horizonte, na casa A Autêntica, e teve participações de Ellen Oléria, Luedji Luna, Luiz Gabriel Lopes, Marcelo Veronez, François Muleka, Nath Rodrigues, Guilherme Ventura, Mariana Cavanellas, Héloa e Meninos de Minas.

Além de apresentar músicas de seu disco de estreia, Maíra também cantou canções inéditas, que devem estar em seu próximo álbum. Diferente da sonoridade mais leve de Poente, em MAIS, Maíra leva ao palco guitarras, bateria e efeitos eletrônicos. A banda responsável pelo som é composta por Larissa Horta (contrabaixo e vocais), Débora Costa (percussão, bateria e pad), Hadassa Amaral (bateria, percussão e vocais) e Verônica Zanella (guitarra e vocais).

“Formar uma banda de mulheres se deu por questões instrumentais e ponto. Mas é algo que sempre temos que lutar, até quando for preciso,” diz a cantora. “É uma questão política. Sinto que as mulheres se sentem representadas e incentivadas a tocar. Essas profissionais existem. Temos que ocupar esse espaço.”

Para divulgar o trabalho, Maíra Baldaia lançou o clipe da performance de “Palavra Muda”. Sobre a faixa, ela declarou:

Esta faixa contou com a participação de Marcelo Veronez e foi uma homenagem a Marielle, Cláudia, Matheusa e tantas guerreiras de nossa história recente. Chega direta, trazendo a necessidade de sobreviver em meio aos tempos sombrios que vivemos. Sobretudo, a mulher, e ainda mais a mulher preta é alvo de violências quando o gargalo da intolerância e do poder se afunilam. Palavra Muda traz em seu título um irônica, pois em sua mensagem diz o oposto, diz que a palavra ecoa e que a memória deixada será sempre inspiração. Palavra Muda é por todas as mulheres de luta, por todas nós!

Assista abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!