Mulamba
Foto: Luciano Meirelles

As curitibanas do Mulamba têm sido muito precisas no seu começo de carreira, seja ao materializarem as pautas de sororidade e feminismo que dão tanto impacto às suas composições, na hora de comporem belíssimos arranjos acústicos inspirados simultaneamente no Rock e na música erudita ou ao traduzirem a sua música em trilha sonora de belos vídeos.

Esse é o caso do novo clipe lançado nessa semana para o single “Desses Nadas”. A faixa fará parte do disco homônimo de estreia da banda formada por Amanda Pacífico (voz), Cacau de Sá (voz), Caro Pisco (bateria), Érica Silva (baixo, guitarra e violão), Fer Koppe (violoncelo) e Naíra Debértolis (guitarra, baixo e violão). Mulambao disco, foi gravado no estúdio da Red Bull Station em São Paulo e tem previsão de estreia para Novembro.

Com participação da cantora Lio Soares (do sempre excelente Tuyo), “Desses Nadas” fala sobre uma relação entre duas mulheres e os altos, baixos e todos sentimentos que um relacionamento traz consigo ao longo do tempo. O clipe (e QUE CLIPE), mostra de forma muito sutil e elegante pelas lentes da diretora Leticiah Futata o cotidiano de duas amantes em sua rotina, com cenas em planos fechados magníficos que fazem muito uso da luz e da sombra para mostrar o ‘durante’ e o ‘pós’ dessa relação.

Classificado como ‘impróprio’ para alguns usuários pelo YouTube pelas cenas de amor e intimidade entre duas mulheres contidas no clipe, o objetivo do conteúdo é justamente outro segundo Amanda e Caro. O roteiro tem a função de retratar o tema com naturalidade, fugindo do fetiche e da objetificação, mostrando um relacionamento sincero como forma de resistência e legitimação, a fim de normatizar a existência e a relação lésbica:

Gravar esse videoclipe levantou várias questões: sobre amor e amar, respeito e visibilidade, lidar e desconstruir. Desde o início, a ideia da música era falar sobre a história de amor entre duas mulheres, o que elas sentiram e viveram, de maneira honesta, valorizando a relação humana e fugindo do fetiche”, descreve Caro. “Foi muito bonito ver o trabalho da equipe, intencionalmente formada apenas por mulheres, para criar toda uma atmosfera de acolhimento entre todas para as gravações e ver o resultado do que criamos juntas dá muito orgulho.

A diretora responsável, Leticiah Futata, também falou um pouco sobre a parceria com a Mulamba e os desafios do projeto:

Quando as gurias da Mulamba me entregaram a direção de ‘Desses Nadas’ e me contaram sobre o argumento, eu tremi. É uma grande responsabilidade trabalhar com a Mulamba nesse momento de ascensão da carreira da banda, onde existe uma grande expectativa do público depois dos dois primeiros videoclipes”, conta Futata. “Até o dia da gravação, rolaram inúmeras conversas com a Caro e com a Amanda para a criação de um roteiro que fosse ao mesmo tempo explícito e sutil, que retratasse situações honestas, mas com poesia e que, principalmente, trouxesse uma visão feminina e que fugisse do padrão como o amor entre duas mulheres é comumente retratado. ‘Desses Nadas’ é um filme todo feito em equipe onde o processo de gravação foi tão importante quanto o resultado final. Conseguimos, juntas, criar um clima de acolhimento dentro do set que, com certeza, transparece no resultado final.

Futata também foi responsável pela direção do vídeo do single “P.U.T.A.”, que teve mais de 2,5 milhões de visualizações no YouTube e ajudou a colocar a banda de Curitiba no radar de artistas em que devemos prestar atenção. Você pode assistir ao resultado das duas parcerias entre banda e filmmaker ao fim da matéria.

A agenda da Mulamba para esse mês traz duas oportunidades para você conferir o som dessas mulheres ao vivo. Elas se apresentam na Mostra Camaleoa – Mulheres Fazendo Arte no dia 11 em Balneário Camboriú (SC), e no dia 20 de Outubro se apresentam na 3ª edição do evento Soul de Mina – Arte por Elas em Guarapuava (PR).

Ficha Técnica:
Realização: HAI Studio
Produção: Amanda Pacífico e Caro Pisco
Argumento: Amanda Pacífico e Caro Pisco
Roteiro e Direção: Leticiah Futata
Co-direção: Giulia Piovezan
Direção de Arte: Gabriela Paiva
Fotografia, Montagem e Finalização: Leticiah Futata
Atrizes: Bruna Barreto e Jenifer Coimbra
Tela: Maya Weishof

LEIA TAMBÉM: Conversamos com as meninas do Mulamba e você precisa conhecê-las

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!