Hector Costita, Maurício Einhorn e Joseval Paes
Foto: Reprodução / Facebook

O fenômeno da bossa nova revelou para o grande público incríveis músicos. João Gilberto, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho e mais uma lista gigante de compositores e intérpretes. Infelizmente, nem todos estão vivos atualmente, mas suas contribuições ficarão para sempre marcadas na história da música brasileira.

Alguns da lista podem não ser reconhecidos logo de cara, mas contribuíram para a cena com seus respectivos talentos instrumentais. É o caso dos músicos Mauricio Einhorn e Hector Costita, que ficaram reconhecidos na cena por executarem muito bem seus respectivos instrumentos, a gaita e o saxofone.

Einhorn, hoje aos 86 anos de idade, descobriu o seu talento musical cedo. Filho de gaitistas, o carioca participou de programas de calouros na década de 50, e mais tarde se juntou a músicos que logo mais consolidariam o nascimento da bossa nova. Ao longo de sua carreira, Einhorn participou de mais de mil canções, colaborando com nomes que variam desde Luiz Melodia e Ney Matogrosso até Baden Powell.

Já Costita não é brasileiro, mas se apaixonou pelo movimento da bossa nova e ajudou a consolidá-lo. Ele nasceu em Buenos Aires, em 1934, e veio para cá para participar de uma orquestra como saxofonista. Desde então, fez contato com a galera da ainda embrionária bossa nova, o que rendeu parcerias com nomes como João Donato, Sérgio Mendes e Elis Regina. Costita, além de sem um nome emblemático para o movimento do samba-jazz, é um músico reconhecido ao redor do mundo.

A dupla se apresentará na próxima sexta (28 de Setembro), na casa TribOz, no bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro, para apresentação inédita organizada pelo portal Coisas de Música. Eles serão acompanhados por Joseval Paes, músico e professor que dirige atualmente o Conservatório Dramático de Música Dr. Carlos de Campos, em São Paulo.

Fica a dica!

Mauricio Einhorn, Hector Costita e Joseval Paes no Rio de Janeiro
Data: 28 de Setembro (sexta-feira)
Local: TribOz
Endereço: Rua Conde de Lages, 19 – Lapa, Rio de Janeiro
Horário: 21h
Evento oficial: Facebook
Ingressos: R$ 30,00 (couvert somente em dinheiro). Reservas a partir do dia 27/09.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!