Matt Skiba (blink-182, Alkaline Trio)
Foto: Reprodução / Youtube

Desde o seu lançamento em 1991, o disco Nevermind (e a sua faixa carro-chefe“Smells Like Teen Spirit”) representou um marco para o rock produzido na cidade de Seattle nos Estados Unidos e abriu portas para uma série de bandas que surgiriam para o mainstream após a explosão do Nirvana.

O disco produzido por Butch Vig e protagonizado por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic é cultuado por uma lista considerável de críticos e músicos ao redor do mundo até os dias de hoje, mas sua supervalorização e a execução exaustiva do seu maior clássico aparentemente começou a incomodar o vocalista e guitarrista Matt Skiba (Alkaline Trio, blink-182).

O músico revelou que cansou da música (e do álbum como um todo) em entrevista em vídeo concedida ao site Alternative Press (assista ao fim da matéria), onde falava com o seu companheiro de Alkaline Trio, Dan Andriano sobre músicas que foram arruinadas por um motivo ou outro.

Matt começa o seu desabafo relembrando o primeiro contato com a obra do Nirvana e o seu impacto na comunidade do punk rock:

A primeira vez que eu ouvi ‘Smells Like Teen Spirit’, lembro que estava no Ensino Médio, no carro do meu amigo. Era um período empolgante para a música, tenho certeza – o Punk Rock havia se tornado relevante de novo, uma coisa muito grande. ‘De novo’ nem é correto dizer, era a primeira vez que o estilo tinha crescido tanto. Nem os [Sex] Pistols e bandas mais pioneiras do punk eram tão populares assim, não tinham os seus discos vendidos em lojas de departamento ou qualquer coisa assim.

Por conta da alta popularidade, Skiba acredita que o single tenha sido tocado exaustivamente desde a época em que foi lançado:

‘Smells Like Teen Spirit’ foi o único hit da banda por um bom tempo, pra quem viveu aquela época. E eles tocaram aquela música pra caralh*, com razão. 

Essa é uma música incrível que eu não consigo ouvir muito mais na real. Não é que eu desligaria o som se ela começasse a tocar, mas eu não escuto o Nevermind porque ele foi enfiado goela abaixo pra mim. Eu amo o Nirvana, eu amo aquele álbum, mas ele foi tocado mais do que deveria.

Matt complementa fazendo um mea culpa e tentando puxar pontos positivos sobre o Nirvana para que sua opinião não soe tão impopular assim, mas deixa no ar que definitivamente enjoou da música:

Eu amo o Dave Grohl, ele é incrível, um cara divertido como vocês provavelmente o conhecem e aquele disco é demais. Eu era um fã do Bleach, eu vi o Nirvana algumas vezes ao vivo e aquele homem, Kurt Cobain, sabia escrever uma boa canção, com certeza.

Eu não quero que isso seja jogado na categoria de coisas que foram arruinadas com o tempo, é só que ‘Smells Like Teen Spirit’ é uma música que…uma vez que você ouve ela é como dizer a palavra ‘porta’: ‘porta’ é uma palavra legal, mas se você a pronunciar muitas vezes, ela começa a soar estranha.

Por mais que a música tenha sido tocada à exaustão, achamos difícil não fazer “air bateria” e bater cabeça na hora que ouvimos os primeiros acordes de “Smells Like Teen Spirit”. E você, já enjoou do clássico do Nirvana como Matt Skiba?

Essa coisa está amaldiçoada?

O vocalista e guitarrista Matt Skiba está com a sua agenda profissional repleta de compromissos desde que assumiu o posto de Tom Delonge no blink-182, mas atualmente o seu foco está voltado para o seu projeto original, o Alkaline Trio.

A banda de Chicago, Illlinois acaba de lançar o seu 9º disco de estúdio, Is This Thing Cursed? no último dia 31 de Agosto via Epitaph Records. O trio foi um dos headliners do Riot Fest em Chicago agora em Setembro e segue promovendo o disco em sua primeira grande turnê desde 2015.

As atividades do blink-182 continuam em pausa desde que Travis Barker precisou se afastar da banda por motivos de saúde. O baterista recentemente decidiu processar o corpo médico que cuidava do seu tratamento devido a uma sequência de erros dos médicos responsáveis.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!