Notícias

“The Black Album”, do Metallica, aparece pela 500ª vez na Billboard 200

Já se passaram 27 anos desde o lançamento do icônico quinto álbum do Metallica.

The Black Album, como também ficou conhecido o homônimo, não apenas foi um dos lançamentos de maior impacto dos anos 90, como também tem um legado que repercute até hoje para os amantes de rock.

Advertising
Advertising

Duvida? Hoje, em 2018, o álbum apareceu novamente na Billboard 200, uma das mais respeitadas paradas musicas da indústria. O levantamento, que elege semanalmente os 200 álbuns mais vendidos nos EUA, apontou o disco do Metallica pela 500ª vez. A primeira vez em que o álbum entrou na lista foi em 1991, no ano de lançamento, quando estreou logo no topo.

Para poucos

Desde 1963 até hoje, apenas 4 álbuns passaram a marca de 500 aparições na lista. Além do The Black Album, Pink Floyd, Bob Marley & The Wailers e Journey marcaram presença ao ultrapassar a marca.

O Greatest Hits, do grupo Journey, apareceu 529 vezes na parada. Em segunda, o icônico Legend, de Bob Marley & The Wailers, acumulou 539 aparições. Enquanto isso, Pink Floyd respira com folga ao emplacar 937 vezes na lista um dos álbuns mais importantes da história, o aclamado The Dark Side of the Moon. Não muito atrás na contagem ainda aparecem nomes como Bruno Mars, Guns N’ Roses e Nirvana.

Outros recordes

Desconsiderando-se os álbuns, a discussão também fica interessante ao considerar o campo dos artistas em si. A cantora Barbara Streisand, por exemplo, é a única a ter atingido o topo em todas as seis décadas de existência da Billboard 200.

A própria Billboard fez um levantamento dos 200 melhores álbuns da história, baseando-se nos resultados da listagem de álbuns. Na lista, Taylor Swift e os Beatles empatam no quesito maior quantidade de álbuns, com 5 lançamentos cada um. Enquanto isso, os meninos de Liverpool, na história da listagem, foram os que mais estiveram no topo, aparecendo em primeiro lugar 132 vezes. A distância é grande para o segundo colocado, Garth Brooks, que apareceu em primeiro “apenas” 52 vezes.

Published by
Pedro Henrique Pinheiro