Guitarrada Para Bebês
Crédito: Divulgação

A Guitarrada, gênero musical tradicional do estado do Pará, ganhou uma releitura voltada especialmente para crianças, em um projeto intitulado Guitarrada Para Bebês (ouça abaixo)Gravado em Belém, o disco traz dez faixas com direção musical e programações de Félix Robatto e co-produção e arranjos do pesquisador Renato Sinimbu.

Idealizado por Félix, o trabalho traz interpretações de composições de importantes representantes do gênero como Vieira, Aldo Sena, Solano e Pio Lobato. O formato digital vem com o bônus “Lambada Jamaicana”, de Mestre Vieira, considerado o criador da Guitarrada.

“As músicas receberam uma roupagem mais suave sem perder a essência da Guitarrada. A ideia é que os pais possam colocar o disco para tocar para seu bebê, promovendo um momento conexão com o mundo pela música, além de apresentar a nossa música e, quem sabe, já ir formando um público que se orgulhe da cultura regional,” conta Félix.

Para Renato Sinimbu, o disco foi um desafio:

Nós tivemos que produzir uma música que já tem características próprias, moldada para dançar, que é o caso da Guitarrada, e transpor isso para um público infantil sem perder as características. Para isso, nós procuramos simplificar os arranjos, diminuir o número de instrumentos e acredito que chegamos a uma linguagem bem bacana que vem valorizar ainda mais a música produzida na Amazônia.

Tendência mundial

O Guitarrada Para Bebês segue a tendência que vem crescendo no mercado musical de canções voltadas ao público infantil. Já foram lançados discos com essa sonoridade de artistas como Elvis Presley, Madonna e as bandas Pink Floyd, Nirvana e Beatles. Recentemente, o grupo americano Best Coast anunciou um álbum com a temática. No Brasil já foram lançados trabalhos de Samba, MPB e Bossa Nova com o tema.

Ouça:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!