Game XP 2018
Foto: I Hate Flash

Entre os dias 6 e 9 de Setembro, 95 mil pessoas passaram pelo Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, para prestigiar a Game XP 2018, maior evento gamer da América Latina, com produção da Comic Con Experience, Grupo Globo e Rock in Rio, onde a Game XP surgiu, na edição do ano passado.

Com excelente infraestrutura e organização, os fãs de jogos eletrônicos, ou não, puderam se divertir à beça no primeiro Game Park do Mundo. Era possível ver famílias e grupos de amigos de diversas idades aproveitando momentos de puro entretenimento nas três arenas do local e na enorme área externa da Game XP, com 100 mil metros quadrados.

O evento também atraiu muitos cosplayers, que paravam a todo momento para tirar foto com o público. Durante o último dia de evento, no domingo (9), aconteceu o concurso de cosplay, que elegeu os melhores do evento, garantindo vaga na grande final do concurso da CCXP, que será realizada em Dezembro.

Na Inova Arena, a atração mais procurada era a NBA Fan Zone, onde crianças e adultos arremessavam bolas em direção à cesta numa quadra de basquete com dimensões reduzidas. O Rock Stage foi outro destaque da Inova, permitindo ao público se colocar no lugar de um astro do rock, tentando acertar as notas na guitarra, baixo e bateria.

Já na GamePlay Arena, o Pac-Man humano fez grande sucesso com a criançada, além, claro, das várias telas que traziam títulos populares, como “Mario Kart 8 Deluxe”, “Injustice 2” e “Call of Duty”, e as máquinas de pinball.

Enquanto isso, a Oi Game Arena trouxe a maior tela de games do mundo, queridinha dos aficionados por eSports. Com 50 metros quadrados a mais que a versão presente no Rock in Rio: a nova “super tela” tem 1.500 m², tendo capacidade para até 4.500 pessoas. Dentro do auditório, o público conferiu campeonatos e partidas de variados games, como “CS: Go”, “League of Legends” e “Clash Royale”.

Na área externa, chamada de Experience Bay, as atrações mais requisitadas foram a Roda Gigante, o cenário em tamanho real que simulava o jogo “Rainbow Six Siege”, a pista de corrida de “Crash Bandicoot”, a parede de escalada do Homem-Aranha e o palco “Just Dance”, que colocava todo mundo para dançar, até mesmo quem estava só de passagem.

A PES Experience era a zona ideal para os apaixonados por futebol. Em diferentes formatos, a galera “boleira” podia participar de atividades que incluíam precisão de chute, circuito de dribles, agilidade dos toques e partidas de três contra três. No Playstation Truck, um caminhão cheio de estação de jogos com os últimos lançamentos para Playstation 4 animavam os fãs da marca.

No Geek Lab, da Fanta, o público foi recebido por YouTubers famosos como Christian Figueiredo, Malena e Pyong Lee. Lá, os gamers tiveram a chance de virar personagem e estampar pôsteres exclusivos impressos na hora. A Fanta ainda apareceu na Game XP disponibilizando tuk tuk’s para o público pegar carona pelo Parque Olímpico com seu influenciador favorito.

O espaço Beer Garden, voltado para maiores de idade e patrocinado pela Heineken, também foi bastante movimentado, trazendo ao público, diariamente, um belo visual durante o pôr do sol. Os painéis, palestras e entrevistas em diferentes pontos do local foram outros destaques do evento.

Com nova edição já garantida para 2019, os números da Game XP impressionam. Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada pelo Ministério da Cultura (MinC) indicou impacto econômico com o evento carioca de R$ 53,9 milhões para o Brasil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!