Magaly Fields e Water Rats
Magaly Fields, do Chile (Foto: Rodrigo Zabala) e Water Rats, do Brasil (Foto: Reprodução / Youtube)

Nos últimos meses vem ocorrendo uma movimentação interessante entre selos independentes sul-americanos que visam expandir o seu mercado consumidor pela América do Sul e conquistar novos ouvintes e fãs para os seus artistas em países do continente.

Esse foi o caso da filial LATAM da Burger Records, que fez o seu primeiro showcase no Brasil unindo bandas chilenas e brasileiras em São Paulo em Maio desse ano, e é a realidade agora para o selo paulistano Forever Vacation Records em parceria com os chilenos da Algo Records.

No último dia 24 de Agosto o disco Dreaminder do duo chileno Magaly Fields começou a ser distribuído oficialmente no mercado brasileiro pela Forever Vacation, casa de bandas  como Deb & The Mentals e Water Rats.

“A cena chilena é ao mesmo tempo menor em proporção do que a brasileira,
porém muito mais organizada. A principal diferença pra mim é ver que por lá as
pessoas consomem muito mais rock alternativo do que no Brasil, isso deixa
sua cena forte e muito bem estruturada,” explica Alexandre “Capilé” Zampieri (Water Rats/ Sugar Kane), sócio da gravadora paulistana.

Tentando também abocanhar uma fatia desse mercado mais organizado para o rock alternativo nacional, o Water Rats terá discos distribuídos no Chile pela Algo Records a partir do ano que vem, em contrapartida do trabalho realizado aqui no Brasil.

Enquanto essa distribuição latino-americana não começa por lá, a Forever Vacation Records será responsável por produzir a turnê do Magaly Fields em Dezembro aqui no Brasil. Os dois selos se comprometeram a continuar esse intercâmbio de lançamentos com mais bandas dos dois países, tendo em vista pelo menos quatro lançamentos anuais simultâneos.

“Nosso objetivo é criar esse intercâmbio entre artistas sul-americanos,
fortalecendo nosso continente que tem um potencial incrível. Isso só será
possível se as bandas forem lançadas nos diferentes países,” complementa Capilé.

Pode até soar como clichê, mas é o velho ditado “a união faz a força” sendo colocado a prova em níveis internacionais.

Magaly Fields

O duo chileno formado por Tomás Stewart (guitarra e vocal) e Diego Cifuentes (bateria e vocal) se autodenomina como “rock ‘n’ roll, psicodelia-punk” e tem o seu som inspirado pelo garage rock e a sonoridade crua de nomes como Jon Spencer Blues Explosion, Soledad Brothers, Thee Oh Sees e Street Blues.

Dreaminder é o segundo LP do grupo, e é bastante caracterizado pela sua energia e riffs de rock de garagem contagiantes e explosivos ao longo das suas 13 faixas de duração. Destaque para o single “Fever”, que já tem até um clipe disponível (assista no fim da matéria).

Anteriormente ao início dessa parceria entre selos, os chilenos já vinham desbravando os seus caminhos internacionais, tocando no Festival Bananada no Brasil, Primavera Sound em Barcelona 2015, Festival em órbita, Lollapalooza Chile. O duo também gravou o seu último EP “Blended Souls” no Abbey Road Studios, em setembro 2015. O mesmo foi lançado na Rough Trade para Record Store Day em Londres.

LEIA TAMBÉM: Water Rats lança clipe com Deb And The Mentals e anuncia novo baterista

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!