Steven Tyler e Donald Trump
Fotos via Shutterstock

A notícia parece repetida, mas está acontecendo novamente.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, tem usado músicas do Aerosmith em comícios que tem feito pelo país para mostrar realizações do seu governo.

No passado o político já havia feito isso e a banda tinha se manifestado, dizendo que não autorizava o uso e que não gostaria de ver as suas músicas ligadas ao cara.

Pois nos últimos dias um novo evento de Trump aconteceu nos EUA e o clássico “Livin’ On The Edge” foi tocado, o que fez com que o vocalista da banda e co-autor da canção, Steven Tyler, entrasse na justiça com uma carta de “cease and desist”, ou “cessar e desistir”, com o objetivo de que as músicas do Aerosmith não sejam mais executadas em eventos do presidente.

Na carta destinada à Casa Branca, os advogados de Steven Tyler disseram:

Chegou a nós o fato de que o Presidente Donald J. Trump e/ou a Organização Trump (coletivamente, ‘Sr. Trump’) têm usado a canção do nosso cliente ‘Livin’ On The Edge’ em conexão com comícios políticos (‘os comícios’), incluindo um evento que aconteceu ontem no Charleston Civic Center em Charleston, West Virginia, dia 21 de Agosto de 2018. Como destacado de forma expressiva em cartas anteriores, Sr. Trump não tem a permissão dos nossos clientes para usar quaisquer de suas músicas, incluindo ‘Livin’ On The Edge’.

O que faz dessa violação algo ainda mais notório é que o uso de músicas do nosso cliente por Sr. Trump foi proibido anteriormente não apenas uma vez, mas duas, durante a sua campanha para a presidência em 2015. Por favor leiam as cartas anteriores enviadas em nome do nosso cliente e anexadas aqui como Prova A. Devido ao fato de que as cartas foram recebidas, essa conduta é claramente intencional, sujeitando Sr. Trump à pena máxima da lei.

Como deixamos claro inúmeras vezes, Sr. Trump está criando a falsa impressão de que nosso cliente deu o seu consentimento para o uso de suas músicas, e até mesmo que ele apoia a presidência do Sr. Trump. Ao usar ‘Livin’ On The Edge’ sem a permissão do nosso cliente, Sr. Trump falsamente implica que o nosso cliente, novamente, apoia a sua campanha e/ou a sua presidência, como ficou claro na confusão vista pelos fãs do nosso cliente em perfis de redes sociais. Isso especificamente viola a Seção 43 do Lanham Act, já que ‘causa confusão, ou causa erro, ou engana com a afiliação, conexão ou associação de uma pessoa com outra pessoa.’

Além disso, como também deixamos claro, Sr. Trump precisa da permissão por escrito do nosso cliente para usar suas músicas. Nós demandamos que as sociedades de performance pública encerrassem as suas licenças com vocês em 2015, relacionadas a ‘Dream On’ e qualquer outra composição musical escrita ou co-escrita pelo Sr. Tyler. Sendo assim, desconhecemos quaisquer licenças de execução pública ainda existente que dê ao Sr. Trump o direito de usar as músicas do nosso cliente em comícios ou com qualquer outro propósito. Se o Sr. Trump tem qualquer licença desse tipo, por favor envie para nós imediatamente.

Além disso, a voz do Sr. Tyler é facilmente reconhecível e central para a sua identidade, e qualquer uso dela faz apropriação indébita dos seus direitos de publicidade. Sr. Trump não tem nenhum direito para usar o nome, imagem voz ou semelhança do nosso cliente sem a sua permissão expressa por escrito.

Curiosamente, o nome da canção usada por Donald Trump é “Livin’ On The Edge”, ou “Vivendo no Limite”.

Nesse exato momento, a presidência do magnata corre sérios riscos já que um dos seus advogados declarou sob juramento que cometeu crimes eleitorais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!