Phil Elverum, do Mount Eerie e The Microphones
Foto: Pitchfork

Mount Eerie acaba de dar mais detalhes e divulgar uma faixa de (after), seu novo disco.

O álbum ao vivo terá a setlist que Phil Elverum apresentou no festival Le Guess Who? na Holanda ano passado. Agora, o músico compartilha a performance de “Soria Moria”, faixa de A Crow Looked at Me (2017). Ouça ao fim da matéria.

Além disse, o artista também compartilhou a lista de canções do disco e a capa do trabalho. Em um extenso comunicado de imprensa (via Consequence of Sound), ele declarou:

Ao fazer as músicas que seriam lançadas no ‘A Crow Looked At Me’, eu não estava pensando em compartilhá-las com outras pessoas, familiares ou desconhecidos. Ninguém. Eu só estava pensando em espremer o fluxo constante de palavras que estava se formando na minha cabeça em uma forma familiar, uma música, já que esse era o meu método habitual de processamento que havia se desenvolvido acidentalmente desde a adolescência. Eu fiz o meu monólogo interior em músicas sem outra razão senão liberá-lo do meu crânio. Em algum momento durante a escrita reconheci um sentimento nas proximidades de ‘orgulho’ sobre o trabalho. Foi uma realização estranha. Essas músicas, e os fatos da minha vida sobre o qual as músicas foram feitas, pareciam ser nada do que se orgulhar. Eles pareciam algo puramente brutal e novo, além da minha concepção usual de trabalho criativo, e a noção de ter uma animação derivada dessas novas músicas era acompanhada por tantas apreensões e incertezas. O que significa escrever coisas assim? O que significaria gravar isso? O que significaria compartilhar isso com estranhos? Onde está a linha de propriedade? O que alguém deveria fazer?

A cada passo eu não tinha certeza se estava tudo bem em fazer o que estava fazendo. Meu palpite quase sempre era errado. Não escreva, não grave, não cante na frente das pessoas, não repita. Mas também fiquei surpreso ao descobrir que minha resposta interna a essa hesitação era quase sempre dobrar e ir mais fundo; para escrever algo mais cru, para partir em outra turnê, etc. No ano que veio depois de lançar ‘A Crow Looked At Me’, eu viajei bastante. Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Japão. Não foi fácil. Os shows eram emocionalmente difíceis e a atmosfera era tão delicada e estranha, como reencenar um ato violento no palco na frente de um público pagante todas as noites. Além disso, eu tive que fazer uma turnê com minha filha (e uma babá), então minha mente estava esticada entre duas grandes dificuldades. Mas, felizmente, com a ajuda de muitos agentes compreensivos e prestativos, produtores e organizadores, tive a sorte de tocar essas músicas em lugares bem adaptados e bonitos, bons teatros e igrejas, para ouvintes gentis e solidários. Os shows acabaram sendo algo além de shows estranhos, macabros e esquisitos. Eu não sei exatamente o que eles foram. Apenas estranhos se reunindo em belas salas para prestar muita atenção nos detalhes difíceis de uma pessoa e se abrirem juntos, em silêncio. Eles foram os shows mais poderosos da minha vida, sem dúvida.

Mesmo assim, toda vez ficava claro que o público compartilhava as mesmas apreensões que eu tinha. Depois da primeira música, todas as vezes, havia uma pergunta palpável pendurada no ar: ‘devemos aplaudir?’. É uma boa pergunta. O que é isso? É entretenimento? O que há para aplaudir? Que tipo de ritual é esse? Muitos amigos próximos ainda não ouviram os discos nem compareceram a um show. O que, além da dor, está corporificado aqui? Eu não sei exatamente qual é o meu trabalho, viajando e entregando esses sentimentos. Os shows em 2017 e 2018 foram incomuns, inexplicáveis ​​e ótimos.

O melhor foi no Le Guess Who?, festival em Utrecht, Holanda, em 10 de novembro de 2017. Ninguém deveria estar gravando esses shows mas, felizmente, alguém não recebeu essa mensagem e essa bela gravação foi publicada.

Então agora estou mergulhado nas apreensões, agora levadas a um novo território. O que significaria lançar um álbum ao vivo dessas músicas que talvez não devessem ter sido escritas em primeiro lugar, e muito menos gravadas e lançadas? Está tudo bem? Ouvi-las dessa maneira traz alguma novidade para as músicas? Minha esperança é que sim. Você pode ouvir a respiração na sala. Você pode sentir a intimidade e a imensidão simultâneas. Em primeiro plano pela instrumentação hiper-nu (só violão), as palavras são mais brilhantes até mesmo do que nos álbuns, mais legíveis. Esta é uma gravação dessas músicas ultra-íntimas que vivem no mundo real entre as pessoas, e de pessoas de olhos arregalados aceitando o silêncio e aplaudindo.

Em um de seus incríveis textos aqui no TMDQA!, para o blog Faixa Título, o jornalista Guilherme Guedes descreveu a experiência de um dos shows que o músico cita em seu texto. E sim, é tudo isso mesmo. Leia aqui.

Ouça ‘Soria Moria’ e veja os detalhes do novo álbum de Mount Eerie logo abaixo.

(after):

  1. Real Death
  2. Seaweed
  3. Ravens
  4. When I Take Out The Garbage At Night
  5. Emptiness pt. 2
  6. Soria Moria
  7. Crow
  8. Distortion
  9. Now Only
  10. Crow pt. 2
  11. (remarks)
  12. Tintin In Tibet
Mount Eerie, (after)
Foto: Divulgação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!