Death Cab For Cutie 2018
Foto: Divulgação

O Death Cab for Cutie está de viagem marcada ao Brasil e, de quebra, ainda tem um disco fresquinho saindo do forno.

A banda lança Thank You for Today nesta sexta-feira (17), e para celebrar a Noisey convidou o vocalista Ben Gibbard para listar do pior ao melhor disco da carreira do grupo. São oito álbuns no total, ainda sem contar com o novo trabalho.

Os caras vêm com um ritmo bastante consistente de lançamentos desde 1998, quando estreou com Something About Airplanes. O último trabalho lançado foi Kintsugi (2015), sucessor de Codes and Keys (2011), este apontado como o pior disco por Gibbard.

Ao justificar sua escolha, o vocalista declarou:

Este disco é o meu menos favorito por vários motivos. Número um, eu morava em Los Angeles e estava longe da minha casa espiritual e da minha comunidade musical — as pessoas que não eram apenas minhas colegas de banda, mas minhas amigas que eu via o tempo todo e falavam sobre música, compartilhavam músicas, e eram honestas umas com as outras, por assim dizer. Outro elemento foi — eu só percebi isso depois de acontecer — quando estávamos fazendo o ‘Codes and Keys’, eu comecei a tocar uma marca diferente de guitarra. Eu deixei as guitarras que eu tinha tocado nos álbuns anteriores, como Fender Bullets, uma guitarra Fender barata, e eu comecei a tocar esses Fender G & Ls, que são guitarras maravilhosas, mas os braços são muito largos. E eu percebi que uma vez que eu voltei a tocar as Fender Mustangs durante a era do ‘Kintsugi’, muito de como eu toco guitarra é um reflexo de como minhas mãos se movem pelo braço dessas guitarras em particular. […] Eu não estava compondo quase nenhuma música na guitarra porque eu não gostava de tocar guitarra. Eu estava compondo muito no piano, eu estava compondo muito no computador.

Já no primeiro lugar, que deve ser igual ao de muitos fãs do Death Cab For Cutie, está Transatlanticism de 2003. O frontman ainda citou o The Postal Service, seu projeto paralelo ao lado de Jimmy Tamborello sobre o qual falamos no último episódio do nosso podcast:

Ao escrever este álbum, tivemos essa grande briga com Chris [Walla] em outubro de 2001, e ao chegarmos em casa daquela turnê percebemos que precisávamos de uma pausa. Precisávamos de tempo e fazer algumas outras coisas, e nós fizemos. Eu tive muito tempo para escrever. Eu sei que de fato eu nunca mais terei um ano como 2003. O disco do Postal Service saiu, o ‘Transatlanticism’ saiu. Esses dois discos estarão na minha lápide, e eu estou totalmente bem com isso. Eu nunca tive um ano mais criativamente inspirado, e a prova está aí.

Veja a lista abaixo e leia a entrevista completa clicando aqui.

8. Codes and Keys (2011)
7. The Photo Album (2001)
6. Something About Airplanes (1998)
5. Kintsugi (2015)
4. Plans (2005)
3. Narrow Stairs (2008)
2. We Have The Facts and We’re Voting Yes (2000)
1. Transatlanticism (2003)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!