Billy Corgan de chapéu
Foto: Reprodução / Instagram

Billy Corgan está criando uma fama de desabafar sobre diversos assuntos em longos textos em sua conta do Instagram.

Em um dos mais recentes, o líder do Smashing Pumpkins refletiu por linhas e mais linhas sobre suas crenças religiosas. Corgan ainda abriu o coração ao dizer que acreditar em um ser superior salvou sua vida, o fazendo superar inclusive pensamentos suicidas.

No texto, o frontman fala também sobre sua infância na igreja católica, e como Jesus Cristo se tornou o seu guia — apesar de não seguir hoje uma religião exata. O cantor ainda disserta sobre ser uma espécie de “cura” para quem o segue.

Leia o relato traduzido na íntegra logo abaixo:

Fui criado como católico e quando você diz isso às pessoas na América moderna, se torna um ‘culpado por associação’. Onde os pecados da igreja, e eles são vários, tornam-se seu, como cúmplice. No entanto, muitos ficam surpresos ao ouvir que eu rejeitei a igreja aos 8 anos, e isso não é mentira. Agora, eu não sou um teólogo, mas até onde sei, Jesus Cristo nunca falou de formar uma igreja liderada por um papa ungido. No entanto, ele pregou sobre como meditar com os outros, ou com a Mãe Natureza, ajudaria a encontrar a salvação. E assim, aceitei Jesus como meu guia e luz entre as trevas. Se você está procurando por classificação, isso me faz mais gnóstico ou pagão do que cristão.

Por que compartilhar tudo isso? Porque forma um certo tipo de lente com a qual posso demonstrar para você como (até agora) sobrevivi às tempestades de insegurança extrema, negatividade armada, impulsos suicidas e o que eu percebo como inimigo (ou contra mim, seja real, fantasma ou aparição). Então, se você puder superar o dogma (vamos chamá-lo de ‘minha religião’) e a minha história (a qual todos temos direito como uma história inteiramente nossa), pode haver algo valioso para você nas ruínas da minha mente.

E mais uma vez, devo dizer isso, eu não sou uma vítima nem desejo a simpatia de ninguém. Empatia, eu aceito, pois isso é bondade humana (cuidado). Então minha história é como um desenho animado que podemos desacelerar e mover ao contrário. Mas não é mais importante, nem nunca será, do que a sua história. E reivindicar sua própria história é fundamental para essa equação que eu gostaria de apresentar para você ao longo do tempo.

Então, aqui está o ponto de partida: a pessoa que você conhece como ‘Billy Corgan’ não é real. Mas você está falando com o autor dele. Por fim, as mensagens continuam chegando àquelas tocadas por esses posts mais reflexivos. Cada um que eu li me faz querer elogiar quem quer que esteja neste Universo por escolher este cantor fanático como instrumento de cura. É realmente tocante.

Então, se você está doente, eu rezo para que você encontre a paz. Ricos ou pobres, famosos ou escondidos, cada um deles merece o amor de Deus. Pois o homem (no uso bíblico da palavra) é um juiz pobre e mijado.

Billy Corgan e seu Smashing Pumpkins estão atualmente em turnê pela América do Norte, celebrando a reunião da banda. Nesta semana, o grupo comemora 30 anos de carreira e terá convidados ilustres — como Courtney Love — em seu show.

O vocalista ainda revelou que deve vir ao Brasil com sua trupe em 2019. Aguardemos!

https://www.instagram.com/p/BlqOukZD9CV

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!