Meshuggah
Foto: Divulgação

O Djent é sub gênero do Heavy Metal característico pelo som de uma guitarra com distorção sendo tocada com palm mute (ou abafamento). E, talvez você não sabia, mas a banda que começou isso foi o Meshuggah — ou pelo menos é o que dizem por aí.

Acontece que a banda está um pouco arrependida por ter criado o estilo, e o guitarrista Marten Hagstrom abriu o coração sobre o assunto.

Em uma entrevista recente, o músico declarou:

Primeiro de tudo, lamentamos muito por criar esse gênero; não era nossa intenção — foi mal. Não, mas na verdade… acho que é um equívoco, essa coisa de djent. Eu acho que é meio engraçado. É que o nosso principal guitarrista, Fredrik [Thordendal], que estava bêbado um dia e conversando com um de nossos fãs mais antigos, tentou explicar que tipo de tom de guitarra estávamos tentando conseguir, e ele estava tentando desesperadamente dizer ‘queremos que faça dj-, dj-, dj-, dj-. E aquele cara falou tipo ‘O que ele está dizendo? Isso é uma palavra sueca? Deve ser. Soa como dj-, talvez ‘djent’? Talvez algo assim. E é daí que vem. Um mal-entendido bêbado, como sempre [acontece] no Meshuggah.

Bom, já que a banda não curte muito o termo, então qual seria mais adequado? Hagstrom também respondeu:

Música pesada, experimental… não me importo se é progressivo ou não — é pesado.

Então tá bom.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!