Name The Band - I Wonder
Foto: Reprodução / YouTube

Name The Band é uma banda brasileira que há algum tempo está fazendo seu nome na Califórnia.

Com uma mistura de rock alternativo, indie e traços do punk rock o grupo tem dois discos na bagagem Just Add Sugar (2012) e Summer Lush (2016) e agora se prepara para um novo EP a ser lançado em 20 de Julho.

Como forma de iniciar a divulgação, os caras disponibilizaram o single “I Wonder” com um clipe oficial, e nós conversamos com a banda a respeito.

Logo abaixo você pode ler a entrevista bem como ver o novo clipe da Name The Band. Divirta-se!

TMDQA!: Vocês já estão há algum tempo nos EUA! Isso invariavelmente faz com que os lançamentos mais recentes tenham muito mais a cara do dia a dia de vocês na Califórnia do que as vivências que tiveram no Brasil. Como foi o processo de composição do EP e onde vocês sentiram o peso da influência do novo país nas composições?

Name The Band: O novo EP SPARK a princípio era para ser um disco, com 11 sons. Mas decidimos escolher as quatro melhores músicas e focar nelas. Trabalhamos os arranjos com o nosso produtor Al Sgro, que já tinha gravado o nosso segundo disco Summer Lush. Gravamos a bateria e o baixo no lendário estúdio Boulevard Recordings e as guitarras e vocais no estúdio Chalet. Em relação às composições, estávamos querendo “voltar às raízes” e fazer algo mais na linha do nosso primeiro disco, o Just Add Sugar. O Summer Lush foi um disco em que experimentamos mais, fugimos um pouco do som que estávamos acostumados a tocar, o que foi muito legal. Com certeza os 4 anos que estamos aqui, as pessoas que conhecemos, as horas dentro da van cruzando o deserto pra fazer show e as histórias que estamos vivendo aqui influenciaram e influenciam muito na composição. Principalmente nas letras. Estamos bastante felizes com as músicas do SPARK. Achamos que está pop sem estar bobo.

TMDQA!: O primeiro single, “I Wonder”, está ganhando um clipe oficial. Por que a escolha por essa música e como surgiu a ideia para o clipe?

Name The Band: Escolhemos “I Wonder” para ser o single porque ela representa/resume bem o SPARK. Tive a ideia do vídeo num daqueles momentos em que você está quase dormindo e sua cabeça começa a pensar sem parar. “I Wonder” fala sobre desapego e a dificuldade de você conseguir deixar as coisas, pessoas, ideias irem embora. O clipe é a representação visual disso. Eu não gosto muito quando o clipe é muito literal, mas nesse caso ficou lindo. O clipe foi dirigido pela diretora colombiana residente em Los Angeles, Natalia Hermida e está de deixar sem ar.

TMDQA!: Há muitas bandas aqui no Brasil que cantam em Inglês e boa parte delas tem o sonho de “se dar bem” lá fora. Agora é a hora de dar a real pra gente: quais são as vantagens e quais são as dificuldades de uma banda brasileira rodando pelos EUA como vocês já têm feito há mais de dois anos?

Name The Band: Na verdade já estamos nessa empreitada há quatro anos. A principal vantagem é que aqui nos EUA as pessoas consomem música, existe um mercado de shows, merchandising, promoções envolvendo bandas, publicidade, TV, filme, seriados, enfim, tudo isso pode acabar gerando um ganho pra banda, tanto financeiro como promocional.

Com certeza a principal fonte de renda das bandas acaba sendo turnês, vendendo ingressos de shows e merchandising, e no final da história é o que mantém as bandas vivas. E isso existe aqui, as casas de shows existem em todas as cidades e muitas delas não são nada mais, nada menos que apenas casas dedicadas a shows, e não apenas um bar que tem bandas tocando (esses existem aqui também, é claro), então é possível montar uma turnê e fazer acontecer.

Pelo outro lado pra você conseguir marcar uma turnê legal, tu vai precisar de contato. Com bandas amigas, bookers, manter uma relação com casas de show quando passar pela cidade. É um processo lento e árduo.

A maior dificuldade com certeza é a adaptação, não com a cidade ou o país e sim a adaptação com o mercado musical, como ele funciona, entender como a cabeça do público e pessoas trabalhando nesse mundo da música pensam e agem. Fazer amigos, conhecer gente que compartilha do mesmo sonho e que está no mesmo barco, fazendo musica independente ou não. E claro, monetária.

E por final, tem MUITA banda aqui, MUITA! E a maioria delas são MUITO FODAS, com músicos excepcionais e muito profissionais, profissionais que eu digo no sentido de trabalhar com música e não somente tocar o instrumento. Enfim, se quer vir, se prepare. É tipo guerra.

 

TMDQA!: Após o lançamento do EP, quais são os próximos planos? Há ideia de vir ao Brasil?

Name The Band: Com o lançamento do EP Spark, estaremos completando seis anos de banda sendo dois no Brasil e quatro nos Estados Unidos. A vontade de ir visitar o país é sempre maior. Estamos encaminhando uma nova tour nos Estados Unidos para o lançamento, o que nos deixará “preso” por aqui por enquanto. Mas a ideia é de, sim, marcar uma tour em breve no Brasil e rever nossas famílias e amigos.

 

Você pode ouvir a música na playlist oficial do TMDQA! logo abaixo, bem como assistir ao clipe na sequência.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!