Minus The Bear
Foto: Divulgação

Após 17 anos de carreira, com 6 interessantes discos de estúdio nas costas e mais uma série de EPs lançados, o quarteto de Indie/Math Rock Minus The Bear anunciou a sua despedida dos palcos através de um longo comunicado na sua página do Facebook nessa terça-feira (17 de Julho).

A banda de Seattle faz uma dedicatória especial aos fãs por terem permitido com que o Minus The Bear conquistasse palcos e experiências ao redor do mundo, anunciou a sua turnê de despedida e comunicou o lançamento de um último EP, intitulado Fair Enough.

O EP, que terá 4 músicas somente, será lançado no dia 19 de Outubro desse ano e teve a sua faixa título divulgada já. Você pode ouvir “Fair Enough” no fim da matéria.

Em entrevista ao site Stereogum, o guitarrista Dave Knudson falou sobre os motivos que levaram os quatro músicos a decidirem optar pelo fim da banda nesse momento:

Às vezes parece que se afastar é um passo natural, e é isso que estamos fazendo agora ao invés de continuar e talvez não ter a mesma motivação ou entusiasmo no futuro que nós tínhamos antes. Para todos os fãs que já nos viram e nos suportam, nós não vamos diminuir essa experiência para eles.

O vocalista/guitarrista Jake Snider complementou:

Faz muito tempo. Nós queremos manter o legado da banda intacto e sair de cena enquanto ainda estamos mandando bem. Existem muitas razões – querer tentar algo novo criativamente, possivelmente. É difícil estar em uma banda com tantas atitudes e formas de pensar diferentes ao longo de 17 anos. É uma época interessante, uma decisão difícil de ser tomada, porque significa muito para as pessoas que não estão na banda – os fãs. Não é uma decisão fácil, mas ela é necessária nesse ponto.

Os desafios de balancear a vida adulta em família com uma banda em constantes turnês ao redor do mundo também parece ter sido um ponto crucial na hora do Minus The Bear tomar a decisão pela separação, segundo Knudson:

Quando nós começamos a banda, tínhamos 23 ou 24 anos na época – alguns de nós talvez fossem até mais jovens. As coisas mudam, você se casa, tem filhos. Não é tão fácil seguir na estrada. E às vezes estar viajando em turnê pode ser mais difícil do que você esperava que fosse. Todo mundo tem essa visão idealizada de “Oh, você está em uma banda, você pode viajar em turnê e fazer o que quiser.

O entrevistador do Stereogum até levantou a possibilidade de uma reunião do Minus The Bear no futuro, dizendo que essas declarações de separação de bandas não colam mais. O vocalista Jake Snider deixa a questão em aberto: “Nós já começamos a marcar datas para a nossa turnê de reunião. [Risos] Isso é uma grande piada, obviamente.”

Realmente a ideia de uma reunião não parece estar no mapa da banda, vendo que os próprios consideram isso uma estratégia mal calculada para os artistas que decidiram seguir esse caminho após os seus términos: “Existem tantas reuniões acontecendo hoje em dia, e eu não sou muito fã do conceito. Eu vi algumas, e na maioria das vezes eu estava pensando ‘esses caras deviam ter deixado essa história no passado.’,” complementou Snider.

Knudson ainda adicionou seus pensamentos sobre o assunto, dizendo que o foco principal é no lançamento do EP e na turnê de despedida:

Nós ainda temos uma turnê incrível para tocar. Honestamente eu não penso em nada relacionado ao Minus The Bear após o nosso último show em Seattle. É isso que está acontecendo, e eu acho que todos nós temos outras coisas que queremos fazer. Assim que o último show em Seattle rolar, nós vamos partir para fazer essas coisas e seremos amigos. Eu não creio que ninguém esteja pensando em uma reunião já.

A turnê de despedida do Minus The Bear acontecerá do dia 9 de Outubro até o último show no dia 14 de Dezembro e infelizmente não passará pela América do Sul, ficando restrita a Estados Unidos e Canadá somente. O quarteto contará com shows de abertura de Caspians Tera Melos.

A última (e única) passagem da banda pelo Brasil aconteceu durante o festival Converse Rubber Tracks em 2014, onde eles fizeram um único show em São Paulo ao lado de Brand New Vespas Mandarinas. O último lançamento do grupo foi o disco VOIDSde 2017.

Confira abaixo o comunicado feito pela banda na sua página oficial no Facebook:

Amigos,

Após quase duas décadas compondo e viajando o mundo juntos, nós decidimos encerrar esse capítulo em nossas vidas como o Minus the Bear.

O que começou com uma piada interna besta dentro dos confins escuros e sujos do Cha Cha Lounge original em Seattle lá por volta de 2001 rapidamente evoluiu para uma bola de neve de anos de aventuras, criatividade e amizade. Nós jamais poderíamos ter previsto a jornada selvagem que estava a ponto de começar. Nós conquistamos tantas coisas nesses últimos 17 anos, e somos muito gratos pela experiência.

Sem dúvidas nós devemos todas essas aventuras a vocês, nossos fãs. Sem vocês, as memórias de viagens ao redor do mundo, explorando diferentes culturas e testemunhando o deleite em seus rostos maravilhosos cantando junto conosco não teriam sido possíveis. O suporte que vocês nos deram protegeram a gente ao longo de tempestades que facilmente poderiam ter naufragado a banda. Ao longo dos anos, foram vocês que nos fizeram continuar. Não podemos agradecer o suficiente.

Nesse outono nós iremos sair em direção a nossa última turnê para promover o nosso próximo EP de 4 músicas, intitulado ‘Fair Enough‘, cortesia da Suicide Squeeze Records. Vocês podem ouvir a faixa título e ler a nossa entrevista aqui: https://bit.ly/2utoQ1d

Esses shows finais serão uma celebração para a comunidade de fãs que nos deram tantas coisas ao longo desses anos de dedicação. Nós vamos explorar o catálogo do Minus The Bear à fundo e estamos honrados com a oportunidade de tocar os nossos corações para vocês por uma última vez.

Com amor,

Alex, Cory, Dave & Jake

Ouça “Fair Enough” na playlist oficial do TMDQA!, logo abaixo.

https://www.facebook.com/minusthebear/photos/a.412136619713.198116.26226634713/10157110254559714/?type=3&theater

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!