Foto: Reprodução

John Lydon é uma figura pública tradicionalmente conhecida e reverenciada pela sua história a frente de uma das principais e mais controversas bandas punk de todos os tempos, o Sex Pistols.

Até o fim do grupo, em 1978, Johnny operava sob o pseudônimo artístico de Johnny Rotten (ou João Podre, em bom português). O músico começou a se sentir cansado da rotina e do circo midiático armado em torno das polêmicas da banda que o tornou conhecido na Inglaterra e ao redor do mundo. Segundo o próprio, até sua equipe de assessores e empresários instigavam o clima caótico que circundava as turnês da banda punk. Então, após uma excursão particularmente intensa e problemática nos Estados Unidos, Johnny encerrou o ciclo do Sex Pistols após somente 3 anos de carreira e um disco lançado, o clássico Nevermind The Bollocks: Here’s The Sex Pistols.

Desde então, John Lydon focou todos os seus esforços na sua banda mais duradoura, o Public Image Ltd (também conhecida como Pil), um dos nomes mais importantes do pós-punk e responsáveis por influenciar uma série de músicos que apareceram nos anos subsequentes com o lançamento do segundo disco de estúdio, Metal Box.

Apesar da ideia de se manter um pouco afastado dos tabloides britânicos (o nome “Imagem Pública Limitada” expressava exatamente essa intenção), o novo grupo de Lydon não conseguiu impedir os problemas internos, pois o vai e vem de integrantes sempre foi uma constante dentro de uma formação inconstante. Até hoje, a banda já teve 7 bateristas, 4 baixistas e 5 guitarristas diferentes. A formação atual conta com John Lydon (vocal), Bruce Smith (bateria), Lu Edmonds (guitarra, teclado, banjo) e Scott Firth (baixo). O último lançamento do grupo foi o álbum What The World Needs Now…, lançado em 2015 pelo selo pertencente à banda.

Para celebrar a carreira do PiL, o grupo está prestes a lançar um documentário intitulado The Public Image is Rotten (ou “A Imagem Pública Apodreceu” em português) contando toda a trajetória da banda inglesa desde a sua gênese. O documentário já foi exibido na edição de 2017 do Tribeca Film Festival em Nova York e será lançado oficialmente pela Abramorama em Setembro, quando será exibido em algumas salas de cinema pelos Estados Unidos durante o outono no hemisfério norte.

The Public Image is Rotten ainda conta com uma série de imagens inéditas de performances ao vivo da banda, participações de membros antigos do Public Image Ltd e depoimentos de Thurston Moore (Sonic Youth), Adam Horovitz (Beastie Boys), Flea (Red Hot Chili Peppers) e do DJ e produtor Moby.

Assista o trailer abaixo:

https://www.facebook.com/AbramoramaInc/videos/1666906020097600/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!