Notícias

Julia Branco mostra força em novo trecho de seu vídeo-álbum

A estreia solo da cantora Julia Branco se dividiu em duas partes, com um vídeo-álbum e um disco de estúdio.

Para o projeto, a artista convidou cinco diretoras que criaram identidades visuais particulares inspiradas em cada uma das músicas mas que, ao mesmo tempo, conversam entre si, já que cada uma das profissionais também assumiu “segundas funções” em todo projeto com montagem, edição, colorização e mais.

Advertising
Advertising

O primeiro vídeo para “Coisas” foi disponibilizado em 06 de Junho e hoje aqui no TMDQA! nós promovemos a estreia de um vídeo para “Sou Forte” e “Estrela”, sendo que a primeira é composição solo de Julia enquanto a segunda é uma parceria de Lucia Castello Branco e Chico Neves.

Ao falar sobre “Sou Forte”, Julia detalhou o processo de criação da canção e um pano de fundo de bastidores que a motivou:

‘Sou forte’ nasceu durante o processo de gravação. Como o disco foi todo gravado no Estudio 304 (do Chico Neves, em Macacos, a cerca de 20 minutos de Belo Horizonte), foram muitas as noites em que eu atravessei a estrada dirigindo sozinha. Num desses momentos, ela me veio, como um mantra tranquilizador e encorajador. Gosto também dela não negar o medo, o medo está ali. Acho também que ela pode funcionar como uma boa metáfora sobre o que é gravar um disco solo, isso de atravessar uma estrada sozinha durante a noite e enfrentar. Acho que ela anuncia o que o disco vem dizer: sobre acolher a própria vulnerabilidade, e ir em frente.

É interessante notar, inclusive, que essa canção é bastante pessoal mas a segunda não fica atrás, já que envolve um processo familiar em parceria com o produtor Chico Neves:

O nome, ‘Soltar os cavalos’, me veio como uma ideia para batizar o disco sem que eu compreendesse bem seu significado, mas como algo que me tocava. Foi aí que pedi para a minha mãe (Lucia Castello Branco) uma letra. Minha mãe é escritora, professora e psicanalista, tem vários livros publicados e recentemente tem escrito muitas letras de música. No mesmo dia, ela me enviou a letra e, em poucas horas, devolvi uma ideia de melodia. Depois, mais adiante, o Chico trabalhou na melodia e na harmonia comigo e a canção se revelou ainda maior, por isso considero que ela só nasceu mesmo ali, no estúdio. Eu adoro a riqueza das palavras, acho tudo muito forte. É como se fosse uma ‘gira’ para entrar nesse disco, uma abertura de caminhos. Tenho a sensação de que a gente incorporou alguma coisa para essa música nascer. Sinto como se ela não tivesse sido feita só por nós.

Luisa Horta

A diretora do clipe, Luisa Horta, trabalha com artes visuais e está inserida em projetos de cinema, teatro e dança, explorando questões ao redor do corpo, da história, da memória e da arquitetura.

Soltar os Cavalos

O vídeo-álbum será lançado em 13 de Julho, o disco na íntegra em 27 de Julho e o trabalho, tanto em CD quanto em vinil, tem patrocínio da Natura através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e da UNI/BH, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Uma turnê por quatro capitais também terá apoio da Natura e você pode assistir ao vídeo de “Sou Forte / Estrela” logo abaixo.

Published by
Tony Aiex