Glen Snoddy

Glenn Snoddy, influente engenheiro musical na música country e inventor do pedal fuzz, um dos mais utilizados na música, faleceu aos 96 anos de idade no Tennessee, Estados Unidos, no dia 21 de Maio.

Gleen começou sua carreira como engenheiro de rádio e tornou-se um dos maiores engenheiros musicais de Nashville na década de 1940, supervisionando sessões para nomes como Johnny Cash e Hank Williams.

Foi em 1960, no entanto, que ele descobriu o pedal fuzz, e foi totalmente sem querer. Durante uma sessão com Marty Robbins, na música “Don’t Worry“, o baixo de Grady Martin começou a fazer um som meio distorcido porque o transformador do amplificador tinha explodido. E foi daí que veio o som do fuzz, porque Snoddy quis criar um pedal de guitarra que tivesse o mesmo som. E esse pedal acabou virando um dos mais famosos e utilizados no rock.

Que descanse em paz.

NOTÍCIAS MAIS QUENTES no RESUMO DA SEMANA

Fique por dentro das notícias mais quentes do mundo da música, bem como dos lançamentos nacionais, ouvindo o Resumo da Semana, programa do Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos!

 

Compartilhar