beatles-strawberry-fields-forever
Foto: reprodução YouTube

No ar há quatro anos, o canal Vevo dos Beatles no YouTube ocasionalmente nos presenteia com algumas raridades da banda, por meio de clipes oficiais ou ao vivo, sempre em uma qualidade incrível e relativamente difícil de encontrar na internet, ainda mais quando o assunto é Fab Four.

Desta vez foi o clipe quase surrealista da música “Strawberry Fields Forever” que ganhou espaço no canal. Filmado nos dias 30 e 31 de janeiro de 1967 em Knole Park, Sevenoaks Inglaterra, o vídeo foi um dos primeiros exemplos do que viria a ser conhecido como videoclipe.

O filme apresenta efeitos de gravação reversa, animação stop motion, closes e cortes rápidos de dia para noite, dando a ele o ar surreal, ainda mais combinado à música dos Beatles. Ao final, é possível ver a banda derramando tinta sobre um piano que está conectado a uma árvore.

Dirigido pelo sueco Peter Goldmann, o clipe mostrou o novo visual da banda, uma vez que todos os quatro haviam recentemente deixado crescer bigodes. Além disso, John Lennon usou seus óculos redondos pela primeira vez como membro do grupo.

Ao lado de “Penny Lane”, o vídeo de “Strawberry Fields Forever” foi selecionado pelo MoMA de Nova York como um dos mais influentes videoclipes do final da década de 1960. As duas músicas foram lançadas no mercado ao mesmo tempo, em um compacto de 1967.

Assista:

Ainda sobre os Beatles: a animação Yellow Submarine, de 1968, voltará aos cinemas em comemoração aos 50 anos do seu lançamento, e será exibida nos Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda no mês de julho.

Por aqui, começaram a rolar boatos de que Paul McCartney voltará a tocar em terras brasileiras ainda em 2018. Será?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!