Roberto Medina na coletiva do Rock In Rio para o Espaço Favela
Foto: Divulgação

Hoje mais cedo a organização do festival Rock In Rio anunciou a primeira novidade para 2019.

Trata-se do “Espaço Favela”, uma atração que tem como objetivo “reunir a diversidade das comunidades dentro do maior festival de música e entretenimento do mundo”, segundo release do evento.

Em 2017 o Rock In Rio ganhou uma nova Cidade do Rock, e para a próxima edição terá essa nova atração que através de uma “cenografia grandiosa, lúdica e bem colorida”, irá retratar as favelas do Rio de Janeiro tanto no visual quanto nos costumes, e além dos talentos musicais haverá também outros aspectos como a culinária presente nas comunidades da cidade.

Ao falar sobre o assunto, o presidente do Rock In Rio, Roberto Medina, explicou:

O Espaço Favela vai trazer o olhar para as comunidades, vai retratar a alegria de seus moradores. Vamos amplificar este universo dando vida aos seus personagens. Pessoas do bem que trabalham e buscam melhores oportunidades e condições de vida. Gente trabalhadora e guerreira que ilustra estas comunidades. A ideia vai além de ser apenas uma apresentação no Rock in Rio, queremos iniciar um movimento que traga esperança e oportunidades para quem vive nas comunidades.

Curadoria

Espaço Favela no Rock In Rio
Foto: Divulgação

A curadoria do palco Espaço Favela ficou com Zé Ricardo, que já vem trabalhando em outros palcos do Rock In Rio há alguns anos.

Por lá a ideia é ter “uma seleção do que há de melhor nas favelas cariocas”, com diversas manifestações culturais que vão do samba ao funk passando pela MPB. Culturas como as do hip hop, break, rap e grafite também serão representadas e o Rock In Rio terá uma parceria com organizações como Viva Rio e CUFA, que “irão garantir um olhar abrangente para as comunidades cariocas.”

Zé Ricardo explicou:

Aqui não teremos assistencialismo. Queremos evidenciar o que é bom nas comunidades, não falta gente com conteúdo relevante para somar na cena artística do festival. A favela é sim um caldeirão de criatividade, de vários estilos. A ideia é potencializar e mostrar os talentos que estão dentro das comunidades. Faremos uma curadoria musical sempre considerando a diversidade e a mesma dinâmica se aplicará ao espaço como um todo.

Empreendedorismo

Outra característica que a organização do Rock In Rio evidenciou a respeito do Espaço Favela é o empreendedorismo.

Segundo eles, haverá uma parceria com o Sebrae para oferecer uma “oportunidade única” para microempreendedores, principalmente aqueles ligados à gastronomia das comunidades. Eles receberão qualificação e terão apoio para a legalização do seu negócio. Após o festival, o Rock In Rio irá ceder os equipamentos utilizados ali para suas cozinhas, impulsionando a continuidade do negócio de cada um.

Medina ainda disse que a iniciativa tem como objetivo resgatar a autoestima do povo carioca, e também falou que pretende debater ações que empresas privadas e o poder público podem realizar pelas favelas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!