Foto: Reprodução/YouTube

Entre 1997 e 1998, o lendário produtor George Martin, que trabalhou com os Beatles, ganhou uma série de documentários da BBC chamada Rhythm of Life.

Nos três episódios — nomeados “Rhythm”, “Melody” e “Harmony” –, Martin discutiu vários aspectos da composição musical com músicos e cantor profissionais, entre eles Brian Wilson (The Beach Boys), Celine Dion, Paul McCartney e Noel Gallagher, que à época ainda fazia parte do Oasis.

Fazendo parte do último capítulo da série de documentários, Gallagher se propôs a explicar um pouco da composição do maior hit de sua banda — e um dos maiores do rock –, “Wonderwall”. Falando um pouco sobre a letra e os acordes, Noel declarou:

Não é fácil se conectar com pessoas. […] Eu estive escrevendo isso… eu tenho esse acordes há um bom tempo […] e para mim eles não estavam dizendo muita coisa, na verdade. Estes acordes, eles não vendiam um humor [para a música]. Então comecei a deixar meu terceiro dedo ali. […] Este terceiro dedo segurando esta corda dá uma constante legal para cantar em cima. […] Todas as partes da canção são melhores assim.

“Wonderwall” foi lançada dois anos antes do documentário, no disco (What’s the Story) Morning Glory? (1995), clássico do Oasis. Hoje, a faixa é a canção de antes dos anos 2000 mais reproduzida em plataformas de streaming.

Os irmãos Gallagher

Como você bem deve saber, o Oasis acabou em 2009, afinal Noel e seu irmão mais novo Liam Gallagher não se suportam. O último disco do grupo inglês é Dig Out Your Soul (2008).

Hoje, ambos seguem carreira solo e lançaram discos recentemente. Noel lançou Who Built The Moon em Novembro de 2017, e Liam lançou sua estreia As You Were em Outubro do mesmo ano. O último irmão, inclusive, passou pelo Brasil em Março deste ano, para o Lollapalooza.

https://www.youtube.com/watch?v=r1P8UlkVlmE

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!