Dolly Parton
Foto: Divulgação
 

Lançado em outubro de 1973, o mega hit “Jolene“, da multi-instrumentista, cantora, compositora e produtora norte-americana Dolly Parton, é uma das canções mais belas e emocionantes que já viram a luz do dia.

Sua forte carga emocional fica ainda mais intensa em uma versão surpreendente que circula na internet graças ao fã Tom Berry.

Em um vídeo que já acumula quase 7 milhões de visualizações, Berry expôs “Jolene” tocada em vinil e com 33 rotações por minuto, o que significa ser 25% mais devagar que a versão original.

Como consequência dessa experiência, a faixa ganhou uma interpretação incrivelmente sombria e encorpada em uma voz irreconhecível de Parton, cujo tom doce e agudo foi transformado em um canto com profundidade.

Logo abaixo, aperte o play, confira e compare as versões de “Jolene” na voz de Dolly Parton.

Em tempo, a faixa dá título ao 13º álbum de estúdio de Parton, cujo lançamento ocorreu em Fevereiro de 1974 via RCA Studios e trouxe produção assinada por Bob Ferguson.

Clássico de Dolly Parton é regravado do pop ao punk

Indubitavelmente, Dolly Parton é um dos nomes mais respeitados e influentes da música norte-americana. Dona do título de “Rainha da Música Country”, seu trabalho ultrapassou fronteiras e gêneros musicais, sendo homenageado do pop ao punk.

Seu mega hit, “Jolene”, já teve regravações de nomes The White Stripes, Miley Cyrus, Patti Smith, Kelly Clarkson, Olivia Newton John, Norah Jones, Laura Marling + Mumford and Sons e Me First and the Gimme Gimmes.

Abaixo, você pode conferir algumas das inúmeras regravações e versões de “Jolene”.

The White Stripes

Miley Cyrus

Me First and the Gimme Gimmes

Norah Jones

Laura Marling e Mumford and Sons

Kelly Clarkson

Olivia Newton John