Morrissey em Barcelona, 2010
Foto de Morrissey via Shutterstock

Hoje em dia vivemos em tempos tão polarizados que qualquer debate social e político resume-se, infelizmente, a classificar alguém como “de direita” ou “de esquerda”.

Isso tudo fez com que uma discussão bizarra tomasse conta da Internet nos últimos meses, com gente afirmando que o ditador Adolf Hitler seria um político de esquerda pois seu partido era o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Sem a intenção de querer cravar qualquer tipo de opinião, até porque o tema é bastante amplo e não tem uma resposta definitiva, já que Hitler e o seu nazismo bebiam de diversas vertentes, a gente sugere que você leia esse texto aqui, bastante elucidativo.

Mas voltemos à matéria.

Morrissey tem falado muitas besteiras toda vez que dá uma entrevista, e resolveu que não iria mais se comunicar com a imprensa, já que segundo ele, suas palavras são distorcidas.

Acontece que o músico britânico não consegue ficar longe dos holofotes por muito tempo e acabou conversando com o pessoal do seu próprio site, o que faz com que pelo menos a desculpa de alterar as palavras não possa mais ser usada.

Por lá, o lendário ex-vocalista do The Smiths foi questionado a respeito das acusações que recebe por supostamente ser racista, e disse:

Quanto ao racismo, os malucos da Esquerda parecem se esquecer que Hitler era um cara de esquerda! Mas é claro, somos todos chamados de racistas agora, e a palavra na verdade não tem nenhum significado. É apenas uma maneira de mudar de assunto. Quando alguém te chama de racista, o que está dizendo é, ‘Hmm você tem razão e eu não sei como responder, então talvez se eu o distrair te chamando de intolerante, ambos iremos esquecer como seu comentário foi esclarecido.’

Em outros pontos da matéria, Morrissey comparou o terrorismo com o halal, uma série de tradições árabes de abate do gado para consumo, e também falou sobre o prefeito de Londres, Sadiq Khan, filho de imigrantes paquistaneses, tirando sarro do seu sotaque:

Londres está depreciada. O Prefeito de Londres nos fala sobre a Neighborhood policin’ – o que é policin’? Ele fala que Londres é uma cidade ‘amazin’. O que é ‘amazin’? Esse é o Prefeito de Londres e ele não sabe falar direito! Eu vi uma entrevista onde ele estava discutindo saúde mental e ele repetidamente disse ‘men’el’… ele não conseguia dizer as palavras ‘mental health’. O Prefeito de Londres! A civilização acabou!

Você pode ler a entrevista na íntegra clicando aqui.

Música nova

Ah, Morrissey também disponibilizou uma música inédita chamada “By The Time I get To Wherever I’m Going”, que pode ser ouvida logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!