Lindsey Buckingham com o Fleetwood Mac
Foto de Lindsey Buckingham com o Fleetwood Mac via Shutterstock

Com mais de 50 anos de carreira, a influente banda Fleetwood Mac ainda passa por transformações, e dessa vez a chacoalhada foi intensa.

Nas últimas horas surgiu a informação de que Lindsey Buckingham, guitarrista/vocalista que esteve com o grupo entre 1975 e 1987, e já vinha fazendo parte do retorno desde 1996, está deixando a banda.

Acontece que de acordo com informação confirmada pela Rolling Stone, foi o próprio Fleetwood Mac quem decidiu demitir o músico por “desentendimentos” em relação à próxima turnê, que irá celebrar clássicos e “surpresas”.

Em uma declaração oficial, a banda anunciou a entrada de Mike Campbell (Tom Petty And The Heartbreakers) e Neil Finn (Crowded House), mas não falou nada a respeito da forma como Lindsey deixou o Fleetwood Mac:

Estamos empolgados por receber os talentos musicais dos calibres de Mike Campbell e Neil Finn para a família Mac. Com Mike e Neil, iremos tocar todos os hits que os fãs amam além de surpreender as nossas plateias com algumas faixas do nosso catálogo histórico de canções. O Fleetwood Mac sempre foi uma evolução criativa. Estamos ansiosos para honrar esse espírito na próxima turnê.

Mick Fleetwood, baterista e um dos fundadores da banda, também se pronunciou a respeito:

O Fleetwood Mac sempre disse respeito a uma coleção maravilhosa de músicas que são tocadas com uma mistura única de talentos… Nós tocamos com Mike e Neil e a química realmente funcionou e fez a banda perceber que essa é a combinação certa para seguir em frente com o estilo do Fleetwood Mac. Sabemos que temos algo novo, mas que ainda tem a sonoridade única do Mac.

Em declaração para a Rolling Stone, Neil Finn falou sobre o convite:

Há duas semanas eu recebi um convite maravilhoso para fazer parte de uma grande banda. Alguns dias depois eu estava no estúdio tocando com o Fleetwood Mac. Tudo soou novo e empolgante, tantas grandes canções, uma ‘cozinha’ espetacular e duas das maiores vozes de todos os tempos. O melhor de tudo, soamos bem juntos. Foi uma união natural e mal posso esperar para tocar.

Última apresentação

De forma um tanto quanto irônica, a última apresentação de Lindsey Buckingham com o Fleetwood Mac foi em um evento organizado pelo MusiCares antes do Grammy em Janeiro.

Por lá eles tocaram “Go Your Own Way”, ou algo como “Siga O Seu Próprio Caminho”.

Lindsey Buckingham

Além de ter tocado durante longos anos com o Fleetwood Mac, Lindsey Buckingham também tem uma carreira solo significativa.

O último trabalho foi justamente um disco ao lado de Christine McVie, também da banda, chamado Lindsey Buckingham/Christine McVie, em 2017.

Seeds We Sow, de 2011, é o último álbum em formato completamente solo e em estúdio.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!