O Rappa e Marcelo D2 no VMB 1996
Foto: Reprodução / YouTube

Caro leitor, se você não viveu a época de ouro da MTV Brasil, saiba que perdeu muita coisa.

Na metade dos anos 90, o canal era a principal fonte para descobrir novas bandas, artistas, músicas e clipes, e o ápice de tudo isso era o Video Music Brasil, o famigerado VMB, onde prêmios eram entregues aos melhores do ano em diversas categorias.

Além dos prêmios, é claro, havia performances ao vivo e o VMB trouxe alguns shows emblemáticos como esse que relembramos aqui.

Trata-se d’O Rappa tocando sua versão para “Hey Joe”, clássico eternizado por Jimi Hendrix, com a participação de Marcelo D2 do Planet Hemp.

Antes deles subirem ao palco, o saudoso Chico Science é quem faz as honras de apresentar a banda e fazer uma brincadeira com os troféus da noite em formato de clipes, já que os principais elogiados da noite eram justamente os videoclipes musicais.

Você pode assistir a esse momento histórico da música brasileira logo abaixo.

Chico Science

O VMB de 1996 aconteceu em 22 de Agosto daquele ano, e poucos meses depois, em 02 de Fevereiro de 1997, o músico nos deixou cedo demais aos 30 anos de idade quando faleceu após um acidente de carro.

O líder da banda Chico Science & Nação Zumbi foi um dos principais representantes do movimento batizado como manguebeat e gravou dois discos: Da Lama Ao Caos (1994) e Afrociberdelia (1996).

Desde a sua morte, a Nação Zumbi seguiu em frente e construiu uma carreira bastante sólida.

LEIA TAMBÉM: esse defensor público tocou “Hey Joe” no tribunal para tentar livrar homem da prisão

Marcelo Yuka

Na apresentação, O Rappa ainda conta com Marcelo Yuka na bateria.

Em 2000 ele foi baleado nas costas e acabou ficando paraplégico em decorrência dos quatro tiros. Um ano depois, em 2001, Yuka deixou a banda oficialmente.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!