Sub Pop Records
Foto: Sub Pop Records

Uma rádio independente de Seattle, cidade do grunge, irá homenagear uma das gravadoras mais importantes do gênero, a Sub Pop Records.

Nos próximos quatro meses a KEXP irá tocar todas as músicas lançadas pelo selo americano para celebrar seus 30 incríveis anos, totalizando 1.200 álbuns, EPs e singles. Em uma declaração, John Richards, o apresentador do programa The Morning Show da emissora, disse:

Será um trabalho muito divertido e um pé no saco (…) Teremos os DJs tocando músicas da Sub Pop aproximadamente 8.3 vezes por dia, 07 dias por semana durante quatro meses e meio – Todos os lançamentos da Sub Pop no formato original. Fita cassete, disco de vinil, tudo o que for possível.

A programação terá início no dia 12 de Março e seguirá até a festa de aniversário da gravadora que acontecerá em Agosto em Alki Beach. O evento será aberto para o público e contará com apresentações de artistas do selo.

Sub Pop

A empresa foi fundada em 1979 em Olympia, Washington originalmente sob o nome Subterranean Pop como uma fanzine especializada em rock alternativo. Suas edições vinham acompanhadas de uma fita cassete que trazia uma compilação de bandas da cena local com curadoria própria.

Após a produção da revista ter sido cancelada, a empresa foi para Seattle e dedicou-se à distribuição das fitas. Lá, o fundador Bruce Pavitt gravou o EP Dry As a Bone do Green River, transformando-se em uma gravadora.

LEIA TAMBÉM: Chris Cornell fala da importância da Sub Pop na criação do grunge

Pavitt e o co-fundador Jonathan Poneman estabeleceram a Sub Pop ao lançar o EP de estreia do Soundgarden, Screaming Life. A partir de então, o selo assinou com o Nirvana, Mudhoney, L7 e Jesus and Mary Chain, entre outros grandes nomes do gênero.

Hoje, a Sub Pop trabalha com Beach House, Father John Misty, Iron & Wine e Fleet Foxes, para citar apenas alguns artistas.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!