Ed Sheeran no VMA 2017
Foto de Ed Sheeran via Shutterstock

É oficial! O cantor britânico Ed Sheeran dominou as vendas do mercado musical em 2017. A informação é da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), que representa as gravações musicais no mundo todo. A organização já foi responsável por apontar, por exemplo, que os lucros digitais com música superaram os lucros com mídia física, no ano de 2015.

Para montar a lista, a IFPI analisa as vendas, tanto digitais quanto físicas, de álbuns e singles. A análise leva em conta também reproduções em serviços de streaming durante o ano inteiro.

Sheeran é o quinto “vencedor” do ranking. A análise feita para apontar o Global Recording Artist of the Year começou a ser feita em 2013. Naquele ano, o grupo One Direction levou a melhor. Desde então, Taylor Swift (2014), Adele (2015) e Drake (2016) também ficaram no topo da lista.

 

Os melhores de 2017

Vencedor do último ano, Drake não perdeu de muito desta vez. A repercussão do seu mais recente trabalho, More Life, somada ao impacto de seu álbum anterior, Views, fez com que o rapper garantisse a segunda posição no ranking. Abaixo dele, nomes variados compuseram o resto do top 10 divulgado pela IFPI, como Kendrick Lamar, The Chainsmokers e Linkin Park.

Também no pódio, Taylor Swift chegou à terceira colocação graças a seu sexto álbum de estúdio, Reputation. Mesmo sendo lançado em Novembro, bem no finalzinho do ano, o álbum quebrou recordes e impressionou a indústria.

Ed fez grande sucesso comercial com seu último álbum, Divide, e vive o melhor momento de sua carreira. Muito disso se deve à sua criatividade e ao seu sentimentalismo nas músicas. Na publicação oficial, Max Lousada, da Warner Music, disse:

Ser coroado a maior estrela do mundo, com a melhor música e o melhor álbum, é resultado de anos de ambição, criatividade e de trabalho pesado em escala global. Ed é, verdadeiramente, um incrível compositor, vocalista e intérprete. Sua habilidade de contar histórias e de fazer as pessoas senti-las é o que o mantém diante do público. Ele sempre teve uma conexão autêntica com seus fãs, algo que ele prioriza mais do que todo o resto.

Abaixo, você confere a os 10 artistas que mais tiveram suas músicas reproduzidas em streaming e que mais venderam, tanto digitalmente quanto fisicamente, em 2017. A lista dos álbuns e dos singles mais vendidos será publicada no dia 24 de Abril. E que comecem as especulações!

  1. Ed Sheeran
  2. Drake
  3. Taylor Swift
  4. Kendrick Lamar
  5. Eminem
  6. Bruno Mars
  7. The Weeknd
  8. Imagine Dragons
  9. Linkin Park
  10. The Chainsmokers

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!