Mike McCready na Treehouse
Foto: Reprodução / Youtube

A música é para muitas pessoas uma das ferramentas mais importantes de transformação na vida. Ela ajuda a curar dores emocionais, a atravessar momentos difíceis e pode muito bem ser um mecanismo de evolução social e profissional.

Esse é um dos princípios da ONG Treehouse dos Estados Unidos. O instituto trabalha com o fornecimento de estrutura e ferramentas para que jovens sem famílias e que vivem em orfanatos possam desenvolver habilidades e corram atrás dos seus sonhos na vida.

Recentemente a ONG se aliou ao guitarrista Mike McCready, do Pearl Jam, para proporcionar uma experiência única a 5 jovens músicos em formação que nunca haviam tocado juntos antes: a oportunidade de se reunirem com Mike para gravarem uma canção original.

Os alunos Franky, Sergio, Logan, Rickardo e Joseph, que nunca haviam tocado juntos antes, se reuniram com McCready e alguns técnicos de áudio do Pearl Jam para que aprendessem como configurar seus instrumentos e equipamentos da forma correta, e junto com engenheiros de áudio aprenderam o básico para a gravação de uma faixa em estúdio.

Após somente 2 horas, o grupo havia composto a faixa “Try So Hard”, que será lançada através do selo HockeyTalker Records e terá os valores arrecadados revertidos para a ONG. A música ainda conta com a participação do rapper Franky Price.

Apesar da ajuda, Mike disse à revista Rolling Stone que o mérito da canção é inteiro dos meninos:

A música simplesmente aconteceu de forma orgânica. Nós estávamos todos ali sentados juntos e foi incrível a forma com a qual tudo se reuniu do jeito certo. Os caras tinham umas linhas de rap rolando, beat boxing, um pouco de guitarra, baixo e bateria. Eles criaram uma música e eu tive a chance de tocar junto. Normalmente as coisas não acontecem dessa forma, e foi bem legal.

Mike ainda ficou positivamente impressionado ao ver o sentimento de empolgação e garra que todos desenvolveram ao redor da criação da música:

As pessoas respondem à sua honestidade quando falamos da música que você está criando. Eu conseguia ver isso naqueles caras. Todos eles se reuniram pela primeira vez naquele dia, então todo mundo estava andando na linha um pouco. É uma situação meio tensa, especialmente para quem ainda está aprendendo. Mas todo mundo se arriscou e tentou.

O canal da Treehouse no Youtube fez um making of do processo de composição e gravação onde você pode ouvir um pouco da faixa e acompanhar entrevistas com os alunos e o próprio Mike. Assista abaixo:

Os fãs brasileiros de Pearl Jam também terão a chance de ver McCready em ação no mês que vem, quando a banda aterrissa no Brasil para fazer um show no Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (21/03) e no segundo dia de Lollapalooza (24/03) em São Paulo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!