(Crédito: Arquivo pessoal/Reprodução: Revista Trip)

No início dos anos 70, nos Estados Unidos, começaram a surgir os ritmos e atitudes que moldariam um novo estilo musical: o rap. Já no final daquela década, com o sucesso da música “Rapper’s Delight”, do grupo Sugar Hill Gang, o hip-hop se tornaria uma cultura de alcance global.

No Brasil, os primeiros grupos, DJs e MCs começaram a aparecer na grande mídia em 1984, e desde então o nosso país construiu uma rica história relacionada ao rap. E é essa história que o canal no YouTube Sampleado se dedica a contar.

Com a ajuda do grupo de Facebook Originais e Sampleadas, eles reuniram as músicas e clipes mais marcantes de cada ano até aqui para representar a evolução do hip hop brasileiro. A escolhida como “marco inicial” foi a icônica “Mas Que Linda Estás”, do grupo familiar Black Juniors.

Ainda nos anos 80, o vídeo lembra artistas como Thaíde e DJ Hum e Região Abissal. Na década de 90, marcam presença nomes como Racionais MC’s e RZO. Na virada de século são lembrados rappers como Sabotage e Black Alien. Pra representar a década atual foram escolhidos artistas como Criolo, Emicida, Don L e Rincon Sapiência.

Os autores do canal Sampleado explicam as decisões:

Os arquitetos no Brasil são artistas como Thaide e DJ Hum, Pepeu e Nelson. Logo depois, os Racionais MC’s elevaram a cultura a outros patamares, enquanto Gabriel o Pensador popularizava o estilo em medias abertas. Outros passaram, as rádios começaram a dar atenção a alguns artistas e outros preferiram o meio “underground”. Mas alguns, inevitavelmente, eram mais gigantes que sua música, exemplo de Sabotage.

Confira abaixo o vídeo com a evolução do hip hop no Brasil desde os anos 80.

Você também pode ouvir ao mais recente episódio do Podcast TMDQA!, que contou com Ronald Rios para debater justamente o momento atual do rap nacional.

https://soundcloud.com/podcasttmdqa/18-o-momento-do-rap-nacional

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!