weezer
Foto: Divulgação

Álbuns homônimos fazem parte da carreira da maioria dos artistas. E quem é fã da banda norte-americana Weezer com certeza sabe disso.

Desde 1994 até hoje, o grupo lançou 11 álbuns de estúdio, sendo 4 deles homônimos. Mas existe uma estratégia para diferenciar os álbuns de mesmo nome: a cor da capa. Azul, verde, vermelho e branco são as cores que eternizaram os respectivos álbuns de 1994, 2001, 2008 e 2016. A banda se refere ao álbum de estreia como The Blue Album, por exemplo.

Agora, menos de um após o lançamento de Pacific Daydream, o grupo já está pronto para lançar o quinto homônimo, The Black Album.

 

Música “dark”: um desafio

O novo álbum, o décimo segundo do grupo, já havia sido anunciado tecnicamente junto ao lançamento de Pacific Daydream. Na ocasião, o frontman Rivers Cuomo explicou que a sonoridade se diferenciaria do que é proposto em The White Album. Enquanto o homônimo traz um feeling “verão”, o trabalho a ser lançado trará temas mais obscuros.

Em entrevista recente a uma rádio australiana, a banda revelou mais detalhes. Cuomo disse que para ele é um desafio compor músicas mais pesadas e mais sombrias. Como principal compositor e escritor da banda, ele admitiu que fazer o The Black Album não foi um processo fácil, especialmente em relação às letras.

Ele explicou também o porquê de Pacific Daydream ter sido lançado antes do novo álbum homônimo:

Eu tinha duas pastas em meu Dropbox. Uma era ‘The Black Album’, mas essa pasta não se encheu tão rápido quanto a outra, que estava sendo chamada temporariamente de ‘New Folder’ (nova pasta).

O lançamento do álbum está previsto para o dia 25 de Maio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!