Daniel Johnston
Foto por Roger Ho

Embora tenha nascido na Califórnia, o excêntrico músico Daniel Johnston acabou conquistando uma moderada notoriedade através da cena musical underground da cidade de Austin, no Texas, durante os anos 80 e 90.

Lá, Johnston iniciou sua carreira distribuindo fitas com suas composições para diversas pessoas enquanto trabalhava em um McDonald’s, chegando a gravar mais de onze álbuns ao longo da década de 80.

No entanto, o músico ficou realmente “famoso” quando Kurt Cobain, do Nirvana, começou a aparecer publicamente com uma camiseta com o desenho da capa do disco Hi, How Are You?, lançado em 1983.

Agora, inspirado no aniversário de Johnston, a cidade de Austin declarou o dia 22 de Janeiro como o Hi, How Are You? Day, inspirado tanto no disco como no mural desenhado pelo músico em uma das esquinas da cidade.

Além de servir como uma homenagem ao cantor, a data também serve para a conscientização de doenças relacionadas à saúde mental — problemas que Johnston vem enfrentando ao longo de sua vida, tendo sido diagnosticado com esquizofrenia e depressão severa.

“‘Hi, How Are You?’ é mais do que um dos murais mais icônicos de Austin”, disse o prefeito Steve Adler em uma declaração para a NPR. “É um lembrete de entrar em contato com seus amigos e vizinhos para ver se eles estão bem, e para as pessoas que passam por problemas de saúde mental é um lembrete de que você tem uma comunidade enorme que pode aguentar uma resposta honesta porque queremos ajudar vocês a terem o suporte necessário”.

A data foi sugerida por Courtney Blanton e Tom Gimbel, co-fundadores da Hi, How Are You? Foundation em parceria com a SIMS Foundation, organização sem fins lucrativos que disponibiliza ajuda em relação à problemas de saúde mental para artistas da cidade.

Para comemorar a inauguração do dia especial, Daniel Johnston participou de um show comemorativo ao lado de vários outros músicos locais. Você pode conferir registros da apresentação logo abaixo, via Brooklyn Vegan.

https://www.instagram.com/p/BeRtiP3h8od/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeSDthpHD0_/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeR9rdzjJBD/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeRp43vF6vR/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeRlhIHgkl8/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeR6tKiBrYS/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeSD9N5BF6t/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeRojMYA2QW/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

https://www.instagram.com/p/BeRhAEGlGqA/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_ufi

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!