Derek Smalls no clipe de
Foto: Reprodução / YouTube

Música não tem idade. E isso certamente passou pela cabeça de Derek Smalls, baixista da banda britânica de heavy metal Spinal Tap. Aos 75 anos de idade, o músico anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo, intitulado Smalls Change.

Lembra do Spinal Tap?

Na verdade, Smalls é, antes de tudo, um personagem. A criação desse personagem, interpretado pelo ator Harry Shearer (que faz a voz do personagem Ned Flanders na série Os Simpsons), surgiu junto ao grupo Spinal Tab como uma banda fictícia, em 1964.

A graça era parodiar o estilo de bandas de metal. A visibilidade do grupo veio junto ao falso documentário Istó é Spinal Tap, lançado em 1984, que mostra uma turnê falsa da banda pelos Estados Unidos. O estilo lembra um pouco o também fictício grupo brasileiro Massacration.

O engraçado é que, nos anos seguintes ao lançamento do filme, a banda começou realmente a fazer shows e a lançar músicas novas. E agora, 9 anos após o lançamento de Back From The Dead, o terceiro e mais recente álbum do grupo, Derek lançará Smalls Change.

Um incrível time de participações para um tema importante

O time de participações do álbum é um dos detalhes mais impressionantes. Nomes de peso darão as caras em Smalls Change. Entre esse nomes, temos Chad Smith, Joe Satriani, Steve Vai, Taylor Hawkins e Peter Frampton.

De acordo com Derek, a temática central do álbum vai ser o envelhecimento. Vai abordar as mudanças que ficar mais velho traz para a vida. A canção que dá nome ao álbum remete a esse tema e foi a primeira música nova a ser divulgada, e ainda veio acompanhada de videoclipe.

Dirigido e produzido pelo próprio baixista, o vídeo entregue é bem humorado e até um pouco inusitado. A canção conta com a participação da The Hungarian Studio Orchestra, além da cantora galesa Judith Owen, do guitarrista Danny Kortchmar e do baterista Russ Kunkel.

Confira abaixo a setlist do álbum e o divertido vídeo de “Smalls Change“. O álbum inteiro tem previsão de lançamento para o dia 13 de Abril:

01. Openture – com The Hungarian Studio Orchestra
02. Rock ‘N’ Roll Transplant – com Steve Lukather (guitarrista do grupo Toto), Jim Keltner (George Harrison) e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers)
03. Butt Call – com Phil X (guitarrista do Bon Jovi) e Taylor Hawkins (Foo Fighters)
04. Smalls Change – com The Hungarian Studio Orchestra, Judith Owen, Danny Kortchmar (Don Henley) e Russ Kunkel (James Taylor)
05. Memo To Willie – com Donald Fagen, Jeff “Skunk” Baxter, Larry Carlton (Steely Dan) e The Snarky Puppy Horns
06. It Don’t Get Old – com Peter Frampton e Waddy Wachtel (Keith Richards)
07. Complete Faith – com The Hungarian Studio Orchestra
08. Faith No More – com The Hungarian Studio Orchestra e Todd Sucherman (STYX)
09. Gimme Some (More) Money – com Paul Shaffer, Waddy Wachtel e David Crosby
10. MRI – com Dweezil Zappa
11. Hell Toupee – com The Hungarian Studio Orchestra
12. Gummin the Gash – com Steve Vai, Gregg Bisonnette (Ringo Starr) e Jane Lynch
13. She Puts The Bitch In Obituary – com Richard Thompson e Jane Lynch
14. When Men Did Rock – com Michael League, Joe Satriani, Rick Wakeman e The Hungarian Studio Orchestra

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!