Paul McCartney Ao Vivo
Foto via Wikimedia Commons

Sir Paul McCartney está apoiando uma nova campanha no parlamento britânico que busca frear os crescentes fechamentos de casas de show em todo o Reino Unido. Com a iniciativa de John Spellar, membro do Partido do Trabalho no Parlamento da Inglaterra (o equivalente a um deputado no Brasil) um novo projeto de lei relacionado a este assunto foi apresentado na Câmara dos Comuns no dia 10 de janeiro deste ano.

A intenção é implementar mudanças na lei do Reino Unido com um princípio que obrigaria investidores/desenvolvedores a refletirem sobre o impacto de qualquer novo projeto em empresas pré existentes, como casas de show e outros locais que recebem música ao vivo, antes de prosseguir com seus planos. Nos últimos anos várias casas de show importantes da Inglaterra foram fechadas por motivos burocráticos como novas licenças exigidas e outras restrições que atrapalhavam o bom funcionamento dos locais.

Um exemplo de proposta presente na lei que ilustra o que a movimentação busca atingir é o fato de que a construção de novos apartamentos em áreas onde já existe algum local de música deverá ser feito com isolamento sonoro eficiente, para evitar que qualquer ruído de música afete os moradores do novo local, mas também não impeça o funcionamento da casa de show como era antes da construção do empreendimento residencial.

Se a versão preliminar da legislação que já foi apresentada em Londres for aprovada, as ações deverão entrar em vigor já no próximo outono.

Fonte: UK Music

Durante o lançamento da campanha, que contou com manifestação de apoiadores da música do lado de fora do parlamento, McCartney declarou total apoio à causa destacando a importância de manter estes locais funcionando e incentivando os músicos a mostrarem seu trabalho para a manutenção da música mundial:

Sem os clubes que incentivavam a música local, pubs e outros locais que recebem música ao vivo, minha carreira poderia ter sido totalmente diferente. Se não apoiarmos a música com o fortalecimento destes locais, o futuro da música mundial está em perigo.

A campanha também conta com o apoio de outras figuras importantes como Nick Mason – baterista do Pink Floyd, Billy Bragg e Tom Watson.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!