Josh Homme
Foto via Shutterstock

No último Sábado, dia 09 de Dezembro, o Queens Of The Stone Age foi uma das principais atrações do festival KROQ Almost Acoustic Christmas, na Califórnia.

Por lá, durante a performance de “The Evil Has Landed”, o líder do grupo Josh Homme resolveu chutar a câmera de uma fotógrafa que estava no pit e a mesma foi parar no hospital por conta de ferimentos ocasionados pelo chute.

O que se viu depois foi uma sequência de notícias a respeito do assunto, muito em função de um vídeo ter registrado o exato momento em que, dando risada, o músico mira a câmera de Chelsea Lauren e a acerta de propósito, sem nenhum pudor.

Não fosse o vídeo, muito provavelmente Chelsea teria feito o relato e seria ouvida por poucos, sendo que muitos não acreditariam em sua palavra.

https://www.instagram.com/p/Bcg3ffCjXBw/

Mas o vídeo estava lá, percorreu o mundo e então através das contas oficiais do Queens Of The Stone Age, Josh resolveu “pedir desculpas”, mas começou dizendo que “estava perdido no meio da performance e acabou chutando vários equipamentos e artefatos de luz no palco, e isso incluía a câmera de Lauren”.

A declaração foi muito mal recebida por todo mundo, já que havia um vídeo que mostrava que claramente ele não saiu chutando equipamentos no palco, mas apenas e tão somente a câmera de uma profissional que nem no palco estava, mas sim no seu local de trabalho, o pit.

Por mais que o vídeo deixasse clara a atitude covarde de Josh Homme, ele insistiu em culpar o calor da performance e dizer que chutou “várias coisas”, quando o mundo estava vendo o contrário.

Mas tudo bem, já que ele quis emplacar essa teoria, Chelsea voltou a publicar em seu Instagram, dessa vez com uma série de fotos que mostram que ele olhou em sua direção, a chutou e depois ainda deu risadas a respeito da situação.

Aí, quando não havia mais como negar, Josh Homme resolveu fazer um vídeo.

https://www.instagram.com/p/BciZc1IBCO-/

Pediu desculpas sinceras, disse que terá que repensar aspectos de sua vida porque o Rock And Roll deve ser divertido e não deve machucar as pessoas, falou que sente muito por ter envergonhado sua família, sua esposa, seus filhos, etc etc etc. Tornou-se a pessoa mais arrependida do planeta e colocou sua cara à frente do vídeo pela primeira vez.

As pessoas erram e nunca é tarde para pedir desculpas, mas vivemos em uma época onde elas só aparecem depois que não há mais nada a fazer para negar o óbvio. Se não fossem as fotos que mostram claramente o ato, Josh Homme teria deixado aquele comunicado torto nas mídias oficiais do QOTSA, dizendo que “chutou várias coisas”, e era isso.

É das atitudes mais nobres do ser humano o ato de pedir desculpas e encarar as consequências dos seus atos. Sem dúvida alguma é melhor do que o caminho perverso que tanta gente insiste em trilhar por aí de bancar uma mentira até o final tentando transformá-la em verdade, mas as desculpas por conveniência também incomodam.

Por que Josh Homme não assumiu logo o erro e gravou um vídeo assim que percebeu a besteira? Qual o objetivo de soltar um comunicado dizendo que foi sem querer e que “infelizmente” acabou acertando alguém quando o mundo viu que era o contrário? E por que esperar mais provas da vítima para, aí sim, se posicionar como deveria ter sido feito no início?

Há inúmeras maneiras de lidar com casos assim, e a mais correta é ser sincero desde o primeiro momento, assim fica fácil acreditar nos pedidos de desculpas e, principalmente, na declaração de que você “irá repensar vários aspectos da vida” após um evento como esse.

Legal, Josh Homme deu a cara à tapa, fez um vídeo e pareceu arrependido, mas foi necessário que uma profissional agredida no seu local de trabalho publicasse vídeos e fotos no Instagram até que ele percebesse que, bem, não havia mais nada a fazer a não ser pedir desculpas de verdade.

 

Em seu vídeo, o líder do Queens Of The Stone Age disse que o Rock And Roll deve ser divertido. Nisso ele está certo. Há inúmeras bandas por aí que chamam seus fãs ao palco para cantar e tocar juntos, que promovem meet and greets gratuitos e realizam tantas outras ações para diminuir a distância entre artistas e fãs. Para fazer desaparecer a posição de “poder” que estar à frente de milhares de pessoas te dá naturalmente.

https://www.instagram.com/p/BciIUG4Dh1-/

Aparentemente há outros que ainda enxergam isso como uma vantagem e se sentem à vontade para fazer o que quiserem em suas apresentações, e isso inclui agressões físicas.

Nós do TMDQA! estamos com frequência no pit, e é surreal imaginarmos que poderíamos sair de lá, no meio de um festival, direto para o hospital.

Inclusive já fotografamos shows do Queens Of The Stone Age, e a banda é sempre uma das únicas a passar instruções específicas de como fotografá-la. Salvas raras exceções em eventos específicos, quando não proíbem o acesso ao pit liberam com ordens como “só fotografar de lado” ou “só publicar as imagens em preto e branco”.

A gente espera que da próxima vez não venha um alerta com algo como “vá equipado com o seu capacete” e que as desculpas, mesmo que tardias, realmente tenham feito Josh Homme repensar a forma como trata seus fãs, seguidores e profissionais.

De violência e arrogância a gente já está de saco cheio.

https://www.instagram.com/p/BcjRL5IB8ZA/

https://www.instagram.com/p/BcjS9XohGfO/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!