Olhando para o futuro como um modo de entender o passado. Isso é o que salta aos ouvidos no discurso do quarteto goiano Components em seu álbum de estreia. A banda apresenta em A Capacidade de Retornar ao Estado Original uma aura experimental para falar sobre as complicações que as pessoas criam sobre temas comuns na vida moderna.

O trabalho é um retrato de uma banda em formação. Entre canções que trazem aquele clima de frescor de músicos começando a tocar juntos até momentos mais complexos, remetendo ao tempo da banda em estúdio.  A capacidade de retornar ao estado original é, mais que uma volta ao passado, um reconhecimento da bagagem e experiência que o Components já traz.

Desde o início da banda, em 2015, o Components se prepara para lançar suas primeiras canções. O álbum se tornou possível quando o grupo recebeu o apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, com as demos sendo gravadas no Complexo Estúdio já no início de 2016. Gustavo Vazquez assumiu a produção e logo em seguida as gravações foram iniciadas no RockLab, em Pirenópolis e posteriormente em Goiânia. O processo, que seguiu até novembro do ano passado, entrou na fase final no início de 2017, quando o próprio Gustavo realizou a mixagem e masterização do material.

Ao fim dessa longa trajetória, de concepção ao lançamento, a banda vê com naturalidade a temática a que remete o título do trabalho. A capacidade de retornar ao estado original é, mais que uma volta ao passado, um reconhecimento da bagagem e experiência que o Components já traz.

A banda já passou por palcos importantes como Bananada, Vaca Amarela, Grito Rock e fez parte da programação cultural das Paralimpíadas 2016, se apresentando na Fundição Progresso.

A Components conta com Gabriel Santana (guitarra, sintetizador e voz) Hugo Rezende (bateria e voz), Matheus Azevedo (voz principal) e Miguel Viana (contrabaixo, sintetizador, piano e voz). O álbum ainda com participações especiais de Beto Cupertino, do Violins (GO) e Patrick Maciel, da banda Bolhazul (DF).

Ouça o álbum da banda:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!