Racionais MC's
Foto: Klaus Mitteldorf / Divulgação

O ano é 2012. Mano Brown, do Racionais MC’s, escreveu uma música sobre Carlos Marighella para a trilha sonora de um documentário.

A faixa, intitulada “Mil Faces de Um Homem Leal“, fez bastante sucesso, mas nunca foi lançada na discografia do grupo de rap. Só agora, 5 anos depois, a canção chegou oficialmente às plataformas de streaming e download.

Na época de seu lançamento, “Mil Faces de Um Homem Leal” ganhou um videoclipe que recebeu vários prêmios e menção honrosa em alguns festivais de cinema. A música também entrou em algumas listas das melhores daquele ano. Este foi um marco na carreira do Racionais, que estavam há 10 anos sem produzir um álbum.

A canção também é importante para trazer mais luz à luta de Marighella. Nascido na Bahia, de pai operário italiano, mãe negra e filha de escravos, e origem humilde. Ele era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e um dos líderes da Ação Nacional Libertadora (ALN). Preso em duas ditaduras, torturado, guerrilheiro e sempre enfrentou os regimes totalitários.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!