Kurt Cbain, Anthony Kiedis e Eddie Vedder em 1991
Fotos: Divulgação

O ano era 1991. No caso, quase 1992. Quase mesmo. Era 31 de Dezembro, e a região de São Francisco, na Califórnia, estava sediando um dos encontros mais incríveis da história das viradas de ano. Era um emblemático “Show da Virada” com três dos maiores nomes do rock da época. Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e Nirvana dividindo o mesmo palco, na mesma noite.

Na época

Em 1991, o mundo da música vivenciava a explosão do grunge e sua força como movimento dentro do rock. A banda Nirvana, na época, havia acabado de lançar seu segundo álbum de estúdio, o hoje clássico Nevermind.

Influenciado pelo grunge, o Pearl Jam dava seus primeiros passos naquele momento. Formado em 1990, o grupo levou pouco mais de um ano para lançar seu primeiro álbum de estúdio, Ten.

Enquanto isso, os Red Hot Chili Peppers eram uma das bandas mais reconhecidas no cenário rock da época. Na estrada desde 1983, já haviam lançado 4 álbuns de estúdio até aquele momento. Em 1991, foi a vez de lançarem o quinto, o elogiadíssimo Blood Sugar Sex Magik.

Curiosamente, o Red Hot e o Nirvana haviam lançado seus respectivos álbuns exatamente no mesmo dia, em 24 de Setembro de 1991. Outros grandes discos lançados na época foram Use Your Illusion I e II, do Guns N’ Roses.

Que dia, que isso

Quem “abriu” a noite em Daly City foi o Pearl Jam, às 20h15. Depois de aproximadas meia hora de apresentação e da troca do palco, veio o Nirvana subiu ao palco às 21h35. Os “headliners” eram o Red Hot, que subiram ao palco às 22h45 e tiveram direito a uma hora e meia de show – inclusive com a virada de ano no meio.

A contagem para 1992 se deu durante a canção “Sexy Mexican Maid“. Para os presentes, o ano novo começou com uma junção das músicas “Fopp” (do grupo Ohio Players), “Party On Your Pussy” (do Red Hot) e “Red Hot Mama” (do Funkadelic).

Mas, para deixar os fãs ainda mais loucos, houveram interações entre as bandas durante os shows. Na apresentação do Pearl Jam, Flea subiu ao palco para cantar “Leash“. Além disso, eles prestigiaram o Nirvana com uma cover de “Smells Like Teen Spirit

As apresentações aconteceram no Cow Palace, arena que já havia recebido os Beatles, os Rolling Stones e os Jackson 5. No ano seguinte, as três bandas se apresentaram no VMA.

2018

Para a próxima edição do Lollapalooza nacional, Red Hot Chili Peppers e Pearl Jam estão escalados como headliners das noites de sexta (23) e sábado (24). Enquanto isso, Dave Grohl vem com o Foo Fighters para uma série de shows no Brasil entre o final de Fevereiro e o início de Março. Junto com a banda, tocarão o grupo Queens Of The Stone Age e os brasileiros do Ego Kill Talent.

Confira abaixo trechos da apresentação e o áudio na íntegra, além das setlists de cada show:

Pearl Jam

  1. Once
  2. Waiting Room (cover de Fugazi)
  3. Even Flow
  4. Suggestion (cover de Fugazi)
  5. Why Go
  6. Jeremy
  7. Alive
  8. Leash (com participação de Flea)
  9. Smells Like Teen Spirit (cover de Nirvana)
  10. Porch

Nirvana

  1. Drain You
  2. Aneurysm
  3. School
  4. Floyd the Barber
  5. Smells Like Teen Spirit
  6. About a Girl
  7. Sliver
  8. Polly
  9. Breed
  10. Come As You Are
  11. Lithium
  12. Dumb
  13. Territorial Pissings

Red Hot Chili Peppers

  1. Love Trilogy
  2. Organic Anti-Beat Box Band
  3. No Head No Backstage Pass (cover de Funkadelic)
  4. Suck My Kiss
  5. Subterranean Homesick Blues (cover de Bob Dylan)
  6. Funky Crime
  7. Give It Away
  8. Nobody Weird Like Me
  9. If You Have To Ask
  10. Stone Cold Bush
  11. Blood Sugar Sex Magik
  12. Magic Johnson
  13. I Could Have Lied
  14. Subway To Venus
  15. Sexy Mexican Maid
  16. Fopp / Party On Your Pussy / Red Hot Mama
  17. Me & My Friends
  18. Yertle Trilogy
  19. Ten to Butter Blood Voodoo (John Frusciante)
  20. After Hours (cover de The Velvet Underground)
  21. New Age (cover de The Velvet Underground)
  22. Crosstown Traffic (cover de The Jimi Hendrix Experience)

https://www.instagram.com/p/Bb4T4O4A5tm/?hl=pt-br&taken-by=chilipeppers

https://www.youtube.com/watch?v=-b05lKxQIrA

https://www.youtube.com/watch?v=onUsOUvqaP4

https://www.youtube.com/watch?v=qge_kHS0vZ0

https://www.youtube.com/watch?v=AELSurU9WDA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!