Danica Roem
Foto: Divulgação / Facebook

Ontem, dia 07 de Novembro, rolaram eleições nos Estados Unidos para eleger novos políticos como deputados e governadores.

No estado da Virgínia, que recentemente virou notícia no mundo todo por aprovar uma lei que proibia o uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero de cada pessoa, as coisas mudaram bastante.

A população claramente se mostrou contra o que tem acontecido por lá nos últimos anos e não apenas elegeu um Democrata como governador, como também transformou Danica Roem na primeira deputada estadual transgênero da história do país.

Danica é vocalista da banda de heavy metal Cab Ride Home, decidiu se candidatar em Janeiro e venceu o candidato Republicano Bob Marshall, que já estava no cargo há 25 anos.

Foi Marshall, inclusive, que apresentou um polêmico projeto em 2015 dizendo que lojas, bares, restaurantes, postos de serviços e entidades públicas poderiam recusar o atendimento a homossexuais.

Em 2014 ele já havia apresentado uma proposta para banir homossexuais da Guarda Nacional da Virgínia porque “estava preocupado com o fato dos integrantes pegarem doenças sexualmente transmissíveis a partir de gays”.

A campanha da nova deputada Roem se baseou na ajuda da comunidade e em doações pequenas de muita gente que acreditava na sua plataforma, fundamentada em transformações econômicas e nos transportes. Entre Abril e Junho desse ano, Danica recebeu 1.064 doações com valores abaixo de 100 dólares, segundo melhor número nas eleições.

Bob Marshall se recusou a participar de debates com Danica e em todas as declarações que fez se referindo à nova deputada, a chamou de “ele” ao invés de “ela”.

Em tempo, Andrea Jenkins se elegeu como vereadora em Minneapolis ontem à noite, tornando-se a primeira trans a ocupar o cargo em uma grande cidade dos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=OT213kwRfwU

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!