Foto de James Toback via Shutterstock

Desde a grande polêmica envolvendo o produtor Harvey Weinstein, Hollywood está presenciando uma série de denúncias de agressões e abusos sexuais que acontecem por trás das cenas — muitos deles praticados por pessoas em posição de poder.

Logo após Lars Von Trier ser acusado pela cantora Björk de ter cometido avanços sexuais não desejados, agora é a vez do diretor James Toback ser denunciado por uma série de mulheres — 310 (!), pra ser mais específico.

A história surgiu no jornal Los Angeles Times, que inicialmente havia conseguido relatos de 38 mulheres que alegaram terem sofrido agressão do diretor — 31 delas revelaram o próprio nome. Desde então, centenas de outras mulheres também acabaram compartilhando suas experiências.

Dentre elas, estão as atrizes Selma Blair e Rachel McAdams, que divulgaram suas histórias para a Vanity Fair. Assim como outras vítimas, Blair foi chamada para uma “reunião” com o diretor sob a premissa de discutir um papel num filme.

Após 40 minutos em reunião, Toback teria perguntado, “Você confia em mim? Eu não posso continuar a trabalhar com você a não ser que você confie em mim”, e em seguida pediu para que ela tirasse a roupa. “Eu preciso que você faça esse monólogo pelada”, ele disse.

Inicialmente relutante em concordar, Blair eventualmente fez o que Toback pediu. Em seguida, o diretor pediu para que ela fizesse sexo com ele. Após recusar e querer sair do local, ele teria bloqueado a saída da porta e pedido para que ela “apertasse os mamilos dele enquanto ele se masturbava”.

Após ter feito isso, Blair disse que o diretor a ameaçou, dizendo o seguinte:

Existe uma garota que ficou contra mim. Ela iria falar sobre algo que eu fiz. Eu vou te dizer agora, e é uma promessa: se ela algum dia falar algo pra alguém, não importa quanto tempo ela acha que passou, eu vou fazer com que pessoas a sequestrem e a joguem no fundo do rio Hudson. Você entende o que eu estou dizendo, né?

Em sua “defesa”, o diretor negou as acusações e disse que qualquer pessoa que estivesse o acusando dessas ações é “uma mentirosa de bosta ou uma puta ou os dois”. Ele também disse que era “biologicamente impossível” de ter feito qualquer abuso sexual por que ele tem diabetes e problemas no coração que necessitam de medicamentos.

LEIA TAMBÉM: Kevin Spacey é acusado de assédio contra ator que tinha 14 anos de idade

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!