Kirk Hammett, do Metallica
Foto via Wikimedia Commons

Em uma recente entrevista, o guitarrista Kirk Hammett comentou qual foi a inspiração por trás do icônico riff de “Enter Sandman”, do Metallica.

Para a surpresa de muita gente, a ideia para o riff não foi inspirada em nenhum trabalho do metal, e sim no Soundgarden.

Foi muito específico. Eu tenho uma memória bem específica. Era duas ou três da manhã e eu estava ouvindo Louder Than Love, o álbum do Soundgarden. Foi quando o Soundgarden [ainda] era um pouco underground e estava em uma gravadora independente. Eu amo aquele disco; é um ótimo álbum. E quando eu ouvi ele, eu fiquei inspirado e peguei minha guitarra, e então surgiu o riff.

Quando perguntado se sabia que tinha conseguido “algo especial” em suas mãos, o guitarrista explicou: “Bom, eu sabia que era um riff legal. Você meio que sabe que um riff é massa por que quando você toca ele, você automaticamente sente um groove. Então, sim, eu disse ‘Ok, isso é bem legal. Tem um feel bom, é bom de tocar e tem uma boa combinação de notasʼ”, ele adicionou.

Hammett ainda comentou que Lars Ulrich, o baterista do Metallica, pediu para que ele repetisse o riff umas quatro vezes antes de finalmente “senti-lo”. Por fim, ao ser perguntado se ele já havia contado isso para algum membro do Soundgarden, o guitarrista completou:

Não soa como um riff do Soundgarden, não soa como uma música do Soundgarden. Foi inspirado pelo Soundgarden, claro — sem dúvidas — mas eu criei algo completamente diferente.

Você pode ouvir a entrevista na íntegra clicando aqui. Para ouvir, é só procurar um dos episódios do dia 13 de Setembro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!