Vídeo mostra evolução do reverb nos anos 80

A década de 80 foi bastante marcante para a história da música, e se você ouvir alguns dos álbuns mais importantes do período, facilmente irá identificar que eles foram gravados nessa época.

Um dos principais motivos para esse som tão distinto são as baterias que se tornaram todas bem parecidas e rapidamente reconhecíveis por conta da forma como foram gravadas.

O vídeo abaixo, um especial do canal Vox, mostra como tudo surgiu quando Peter Gabriel estava trabalhando em um disco solo e na hora de gravar as baterias o produtor estava usando um equipamento novo que tinha um microfone para conversas com a banda entre um estúdio e outro.

Esse microfone captou as batidas da caixa nas gravações de Melt e sua sonoridade era bastante diferente do que vinha sendo gravado na época, tudo porque o microfone desse novo equipamento tinha um compressor bem potente.

Dali pra frente o resto é história, várias outras técnicas foram criadas para simular o reverb, o gated reverb e a tecnologia fez com que não apenas se tornasse mais fácil e acessível, como a sonoridade também chegasse à exaustão ao final dos anos 80, com as bandas dos anos 90 optando por sons de bateria mais “orgânicos” e sem efeitos.

Acontece que tudo isso está voltando à moda agora e nomes como Lorde, HAIM e Taylor Swift têm feito uso do tal do gated reverb, e você pode ver como tudo aconteceu de lá pra cá nesse vídeo incrível logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!