Foto: Divulgação

Texto de Nathália Pandeló

Xoxoto não deixou rastros – a não ser algumas fotografias amareladas e disquetes com arquivos de música, escondidos em uma velha CPU.

Em 2017, eles foram parar nas mãos de três amigos em busca de computadores antigos para experimentações musicais, visando a enriquecer seu recém-criado selo, o Cavaca Records. Unindo cada trecho dos arquivos de Xoxoto, nasceu o EP Saudade de Muzambinho.

Cainan Willy Yasmin Kalaf Lopes continuam sem saber quem é o misterioso artista, porém decidiram honrar suas criações após conseguirem contato com Lalaa da Silva, irmã de Xoxoto, também sem notícias do músico há muitos anos. Descobriram apenas que abandonou Muzambinho, no sul de Minas Gerais, em busca de novas oportunidades na música, em São Paulo. O que restou de seu legado deu origem às quatro faixas experimentais que compõem o lançamento.

Em uma espécie de quebra-cabeças, a Cavaca montou a sequência lógica das músicas instrumentais, buscando recriar a sensibilidade de Xoxoto e sua vida em Muzambinho nas décadas de 70, 80 e 90. A abertura, “Bem-vindo”, é solar, suave, com pouco mais de 1 minuto. Já o “Single/1” foi a primeira música resgatada dos disquetes, e a que traz a maior aura de mistério para o trabalho.

“Uma energia negativa fez com que os moradores não fossem à igreja no domingo, não saíssem para o trabalho na segunda e tudo parecia ser ação dos alienígenas, quando na verdade era a polícia de Nova York investigando a cidade e colhendo informações através de ondas de rádio”, conta o selo.

Inserções de rádio da NYPD ajudam a criar essa atmosfera. O lado experimental aflora em “xöx”, com baterias frenéticas representando a vida noturna de uma cidade aparentemente pacata. Por fim, a faixa título entrega um lado melancólico e mais nostálgico.

Enquanto não se descobre mais sobre o artista por trás das músicas, você pode ouvir o EP abaixo:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!