Banksy
Ouça a Playlist Climão de Dia dos Namorados!   Ouça o novo álbum do Melim!  

Banksy é um nome conhecidíssimo entre os admiradores de arte de rua ao redor do mundo.

Criando sua identidade através de várias obras de grafite e esculturas espalhadas por diversos países, o artista é especializado em retratar críticas sociais envolvendo temas como capitalismo, globalização e tecnologia.

Um dos maiores mistérios em relação ao artista é sua própria identidade. Embora existissem vários indícios sobre quem realmente era Banksy, o seu verdadeiro nome nunca foi divulgado de maneira oficial.

Porém, é possível que agora tenhamos uma ideia bem concreta de quem ele seja: em uma entrevista para um podcast, o DJ Goldie acabou deixando escapar o nome verdadeiro de Banksy, “Robert”.

Quando foi perguntado sobre a influência de Banksy no mundo da arte, Goldie comentou:

Me dá uma letra do tipo bolha, coloque numa camiseta e escreva ‘Banksy’ nela e pronto, já podemos vender. Sem nenhum desrespeito ao Robert, eu acho que ele é um artista brilhante. Eu acho que ele virou o mundo da arte de cabeça pra baixo.

Logo após dizer isso, uma pausa meio bizarra acontece antes do DJ tentar rapidamente mudar de assunto.

Muita gente está especulando que Goldie esteja se referindo a Robert Del Naja, membro da dupla de trip hop Massive Attack, que também faz artes de grafite sob o pseudônimo de 3D e é um amigo muito próximo de Goldie.

Mas essa teoria não é nova: muitas pessoas achavam estranho que algumas obras de Banksy apareciam com frequência em cidades que o Massive Attack se apresentava durante as turnês. Isso foi analisado mais a fundo pela NME, que fez um excelente artigo com todas as “evidências” sobre isso que você pode ler aqui.

E aí, ficou convencido?

 
 
Compartilhar