Em 1997, o Radiohead tomou o mundo de surpresa com o álbum Ok Computer, que até hoje é considerado por muitos como um dos melhores álbuns de rock da história.

Na época, o disco teve diversas datas de lançamento ao redor do mundo. Enquanto o álbum foi lançado no Japão no dia 21 de Maio, ele só chegou às lojas do Reino Unido no dia 16 de Junho — e só foi parar nos Estados Unidos em Julho.

Por esse motivo, quando a banda iniciou sua turnê mundial, muitos fãs não saberiam o que esperar da nova direção musical do grupo após o The Bends, de 1995. E um desses shows foi ainda mais especial — não só por causa das músicas, mas também pela lista de celebridades que foi prestigiar o novo trabalho da banda.

Como o Radiohead havia participado de um show beneficente dois dias antes dessa apresentação junto de várias bandas incríveis, muitos músicos desses grupos resolveram ficar em Nova York para assistir ao primeiro show da nova turnê do grupo.

E quem estava lá?

Vamos lá: Blur, Oasis, U2, Beastie Boys, Madonna, Eddie Vedder e Mike McCready (do Pearl Jam), Michael Stipe (do R.E.M.), Courtney Love, Marylin Manson, Lenny Kravitz, Rick Rubin, Brad Pitt e muitos outros músicos, atores e celebridades.

De acordo com Bill Pearis, do Brooklyn Vegan, uma das memórias mais icônicas do show foi ver Michael Stipe e o Bono fazendo um air guitar e cantando “Creep” a plenos pulmões. Que cena, hein?

A lista completa de convidados, assim como o setlist da apresentação, estão logo abaixo.

Setlist:

1. Lucky
2. My Iron Lung
3. Airbag
4. (Nice Dream)
5. Exit Music (for a Film)
6. Karma Police
7. Talk Show Host
8. Fake Plastic Trees
9. Paranoid Android
10. Bones
11. Climbing Up the Walls
12. No Surprises
13. The Bends
14. Creep
15. Just
16. Planet Telex
17. Street Spirit (Fade Out)
18. The Tourist
19. Thinking About You (parcial)
20. Black Star

Radiohead - Guestlist de show no Irving Plaza, 1997

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!