The White Stripes - Icky Thump

10 anos. Foi em 15 de Junho de 2007 que a influente dupla The White Stripes lançou o seu sexto disco de estúdio e se despediu da música com o álbum.

Icky Thump veio dois anos após o lançamento de Get Behind Me Satan, álbum anterior, e quatro anos antes de Jack White e Meg White anunciarem de forma oficial que eles não eram mais uma banda, ainda que na prática, isso tenha acontecido antes.

Após criar mega hits com seus primeiros álbuns, aqui o White Stripes já se encontrava em uma fase onde se preocupava muito mais com a construção dos discos do que com singles especificamente, e Icky Thump não produziu nenhum sucesso radiofônico.

Por outro lado, o álbum foi muitíssimo bem visto pela crítica e definitivamente proporcionou um final em grande estilo para o grupo.

 

Origem do Nome

Icky Trump

A origem do nome “icky thump” vem de “ecky thump”, uma expressão de surpresa utilizada na região do condado de Lancashire, na Inglaterra, e popularizada pela série de comédia The Goodies.

Segundo Jack White, a ideia veio após a sua então esposa, que é de Lancashire, utilizar a expressão com frequência.

Recentemente, durante a eleição de Donald Trump, a banda lançou camisetas que faziam um trocadilho com a expressão e a frase “Icky Trump”, algo como “Trump Nojento”.

 

Divulgação

The White Stripes e Ice Cream Man
Foto por Jeremiah Garcia / Ice Cream Man

Para ajudar na divulgação do álbum, a banda pensou fora da caixa e resolveu optar por algumas abordagens bastante interessantes.

Uma delas foi com caixas customizadas e prévias de faixas de Icky Thump distribuídas pela Ice Cream Man, organização que tem como objetivo distribuir sorvete de graça, principalmente em festivais de música.

Isso foi feito em mega eventos como Coachella e Bonnaroo.

https://www.youtube.com/watch?v=YLmIlVJYEtw

 

Prêmios

Icky Thump foi um sucesso de crítica, e o álbum foi indicado a quatro prêmios Grammy: levou para casa os de Melhor Disco Alternativo e Melhor Performance de Rock por uma Dupla ou Grupo com Vocais, pelo single “Icky Thump”.

Não levou, mas foi indicado, para Melhor Edição em Caixa ou Edição Limitada e Melhor Música de Rock.

Além disso, apareceu na maioria das listas de melhores discos do ano de 2007 no mundo todo, aparecendo por exemplo em décimo sétimo lugar na Rolling Stone e segundo lugar na Q Magazine.

 

Carreira

Após Icky Thump o White Stripes chegou ao final da carreira.

Em 2009 lançou Under Great White Northern Lights, registro em LP, CD, DVD e Blu-Ray que retratou uma turnê da banda pelo Canadá em 2007.

Foi em Setembro de 2007, inclusive, que a banda cancelou uma série de shows e nunca mais voltou à ativa. Dois anos depois Jack White chegou a dizer que a dupla estava trabalhando em um novo álbum, mas mudou de ideia rapidamente.

O músico vinha se envolvendo com projetos como o Dead Weather, e disse que não faria muito mais sentido voltar ao White Stripes novamente.

Em Fevereiro de 2011, quase quatro anos após os últimos shows, a dupla anunciou que estava encerrando as atividades e desde então nunca mais voltou.

Dessa forma, Icky Thump lançado há exatamente 10 anos, tornou-se o último álbum do White Stripes.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!