Death Cab For Cutie no Riot Fest 2016
Foto via TMDQA!

A morte repentina e prematura de Chris Cornelll foi uma tragédia que pegou o mundo da música de surpresa. Essa frase já foi muito repetida nas últimas semanas mas não deixa de ser menos verdadeira a cada dia que passa. Estamos próximos de completar 1 mês desde o fatídico 18 de Maio de 2017 e já vimos uma série de homenagens prestadas por diferentes bandas e músicos ao redor do mundo. “Black Hole Sun”, provavelmente a música mais icônica do catálogo do Soundgarden, foi tocada por U2, Aerosmith, Metallica, Incubus, Ryan Adams, Guns ‘N Roses e Norah Jones em memória ao eterno Cornell.

O Death Cab For Cutie é mais uma banda que se junta a esse solidário grupo, mas de forma diferente: eles decidiram escolher um outro clássico no lugar de “Black Hole Sun” para prestar tributo a Cornell. “Fell On Black Days” foi executada no último dia 9 de Junho na passagem do grupo por Seattle, cidade natal do vocalista do Soundgarden. O Death Cab se apresentava com o The Decemberists em um concerto beneficente em prol da ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis) e da ONG Planned Parenthood, quando em certa altura do set o vocalista Ben Gibbard disse algumas palavras sobre Chris Cornell ser “um talento inacreditável” e um “vocalista insano”.

Assista ao momento abaixo:

“Fell On Black Days” ganha um significado um tanto quanto melancólico após a morte de Chris, pois a música trata sobre a sensação que muitas pessoas têm de estarem vivendo as suas vidas de forma feliz, empolgada e esperançosa e inesperadamente verem essa sensação se inverter ao ponto de ficarem extremamente infelizes e até se sentirem assustadas com tal desilusão. Essa definição foi traçada pelo próprio Chris Cornell em uma entrevista concedida ao Melody Maker em 1994. O pouco que sabemos das circunstâncias da morte já é o suficiente para dar um tom bem mais sombrio e pesado à música hoje.

No mesmo dia em que Chris nos deixou, Ben Gibbard também utilizou a página no Facebook do Death Cab For Cutie para fazer o seu tributo em forma de uma mensagem:

Chris Cornell era de longe um dos letristas mais sofisticados entre seus contemporâneos de Seattle. Eu fui inspirado pela riqueza e profundidade de suas letras desde que era um adolescente e digo ainda que ele não recebeu todo o crédito que merecia pelo seu trabalho. Esse é um dia absolutamente devastador para a comunidade musical de Seattle. Nós perdemos um dos grandes.

https://www.facebook.com/deathcabforcutie/photos/a.10150511329151678.426862.6871006677/10155222740416678/?type=3&theater

É reconfortante ver a união entre as bandas em um momento delicado como esse, que ainda acaba ajudando a propagar a voz e a obra de Chris Cornell para diferentes públicos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!