Steve Vai em Porto Alegre
Foto por Doni Maciel

Texto por Daiane Costa

Fotos por Doni Maciel

Na última terça-feira, dia 06 de junho, o Auditório Araújo Vianna de Porto Alegre foi palco de um dos maiores mestres da guitarra, Steve Vai, em sua turnê de comemoração aos 25 anos do álbum Passion and Warfare (Passion and Warfare 25th Anniversary Tour). Na mesma data, o músico completou 57 anos com uma calorosa recepção do público presente.

O show de abertura da noite ficou sob responsabilidade do jovem guitarrista de Porto Alegre, Erick Endres.

A banda de Erick Endres (19 anos) tocou por mais de 30 minutos mostrando seu mais recente trabalho autoral. Erick lançou seu primeiro disco aos 15 anos, em 2013, revelando influências de peso como Jimi Hendrix, John Frusciante e Jack White. Desde então, tem recebido reconhecimento no Rio Grande do Sul e no resto do país.

Pontualmente às 21h, acompanhado de uma formação com pura técnica, feeling e entrosamento, Steve Vai desenvolveu um espetáculo de aproximadamente duas horas e meia com os músicos Philip Bynoe (baixo), Jeremy Colson (bateria) e Dave Weiner (guitarra base). O grupo mostrou ao público gaúcho o álbum de 1990 na íntegra – obra que possui os sons mais conhecidos do compositor e instrumentista mais admirado entre guitarristas do mundo todo.

No telão, 90 segundos do filme Crossroads foram exibidos nos momentos iniciais da apresentação, para que os fãs mais maduros de Steve Vai pudessem relembrar aquela participação do cara em 1986. O longa-metragem cult conta a história de um jovem e talentoso estudante de música clássica, Eugene Martone (interpretado por Ralph Macchio), que é apaixonado por blues. O desfecho do filme se dá com um glorioso duelo de guitarras entre o jovem estudante de música clássica e o guitarrista do Diabo, Jack Butler – ninguém menos do que o guitarrista Steve Vai.

O show teve início com músicas que fazem parte de outros importantes álbuns como “Bad Horsie” e “Tender Surrender” de Alien Love Secrets (1995), “The Crying Machine” do Fire Garden (1996) e “Gravity Storm” do mais recente Story of Light (2012).

Na íntegra, a obra Passion and Warfare teve os riffs poderosos de “Erotic Nightmares”, “Ballerina 12/24” e “The Audience is Listening”, com todas as características do guitarrista que possui um carisma incrível e uma presença de palco incomparável, passando por “I Would Love To” e também por todas as músicas eternizadas por suas melodias como “Liberty”, “Blue Powder” e o hino “For the Love of God”.

Entre conversas cheias de bom humor e relatos sobre os seus movimentos de palco, Steve Vai interagiu diversas vezes com os fãs – lendo cartazes escritos pelo público e recebendo também as “visitas” no telão com os vídeos dos guitarristas Satriani e John Petrucci, incluindo também uma bela homenagem ao parceiro Frank Zappa. No final do show, o encerramento foi quando o público celebrou o aniversário de Vai – que possui muita energia e uma facilidade de comunicação digna de um educador musical que movimenta uma geração, de verdade.

O artista e produtor musical americano esteve no Brasil por mais de 15 vezes em toda sua carreira, entre shows, workshops e participações especiais em concertos. Entre elas, a apresentação durante o Rock in Rio, em 2015, à frente da orquestra Camerata de Florianópolis (SC).

Vai ainda se apresentou na noite de 07 de junho em Curitiba, partindo para o Chile e Argentina nesta terceira etapa da tour de tirar fôlego – pois parte dela é recheada, sim, de verdadeiras aulas de música para músicos.

Set list

  1. Intro (90 segundos de exibição do filme de 1986 “Crossroads”)
  2. Bad Horsie
  3. The Crying Machine
  4. Gravity Storm
  5. Whispering A Prayer
  6. Passion and Warfare (intro)
  7. Liberty
  8. Erotic Nightmares
  9. The Animal
  10. Answers (exibição do vídeo gravado com Joe Satriani)
  11. The Riddle
  12. Ballerina 12/24
  13. For the Love of God
  14. The Audience Is Listening (exibição do vídeo gravado com John Petrucci)
  15. I Would Love To
  16. Blue Powder
  17. Greasy Kid’s Stuff
  18. Alien Water Kiss
  19. Sisters
  20. Love Secrets
  21. Stevie’s Spanking (Frank Zappa cover)
  22. Racing the World
  23. Fire Garden Suite IV – Taurus Bulba (Saudação do público pelo aniversário de Steve Vai)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!