Com mais de 1 bilhão de usuários em sua rede, o YouTube é uma ótima plataforma para divulgação e compartilhamento de vídeos.

Se você deseja publicar seus vídeos, mas não sabe por onde começar, essa matéria foi feita para você! Vamos te ensinar como deixar seu canal arrumado e pronto para você dividir seus vídeos com todos.

 

Dica 1: Adicionar arte do canal e foto de perfil

É importante adicionar uma foto de perfil e uma arte para o canal ter uma identidade visual e ser mais facilmente reconhecido pelo público. Para o perfil (ou avatar), é recomendado ter uma imagem do artista, do grupo ou do logo da marca. Para a arte (essa imagem comprida, ou foto de capa), é bacana utilizar imagens que criem uma sinergia com o trabalho atual e com o conceito do que vai rolar nesse canal.

Para alterar, basta clicar no ícone do lápis.

? Para saber mais sobre o tamanho da arte, clique aqui. 

Dica 2: Adicionar uma descrição e os links das demais plataformas digitais

Para a descrição, é interessante contar um pouco sobre o artista, banda ou qual a proposta do canal. Vale também apresentar os integrantes ou fazer uma bio curtinha.

Para poder adicionar os demais links das plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e até mesmo o seu site, é preciso ir nas configurações do canal e habilitar “Personalizar o layout do seu canal”. Basta seguir as instruções abaixo:

  • Clique no ícone da “ferrugem” ao lado de “Inscreva-se” no canto superior direito.
  • A tela abaixo vai aparecer, clique em “Personalizar o layout do seu canal”.

Em seguida, clique no ícone lápis no canto superior direito da arte do canal e selecione a opção “Editar links”. A página, abaixo, vai aparecer. Nela, você pode editar a descrição, o país e adicionar até 5 links que vão aparecer na home do seu canal.

 

Dica 3: Upload de vídeos

Para subir qualquer vídeo no seu canal, clique no ícone envolvido abaixo. Não é preciso entrar em determinada página para encontrá-lo. Esse ícone vai sempre estar presente no canto superior direito da tela.

 Em seguida, aparecerá uma aba para fazer upload do seu vídeo.

? Você pode selecionar vários vídeos de uma vez só ao invés de subir um por um.

? Importante: sempre que fizer um upload, coloque o vídeo na opção “Privado”. Dessa forma, você pode editar o vídeo todo antes de liberar para o público.  E lembre-se de mexer na configuração de privacidade depois que estiver tudo certinho, colocando o vídeo como público. Do contrário, ninguém vai conseguir ver :(

Dica 4: Crie Playlists

Um dica importante é sempre colocar todos os vídeos que você subir em alguma playlist. Deixar os vídeos organizados em sessões na home do canal, ajuda seu público a identificar os conteúdos presentes e escolher o que assistir.

Para criar uma playlist, clique em “playlists” (1) e em seguida em “nova playlist” (2). Adicione o nome de sua playlist. Recomendo colocar sempre como “Não Listado” e trocar para “Público” somente quando tiver finalizado de configurar tudo que deseja dentro da playlist.

Em seguida, vai aparecer uma página para você adicionar seus vídeos, conforme na imagem abaixo.

? Para deixar sua playlist mais completa, é interessante adicionar uma pequena descrição sobre ela.

? Se desejar alterar a ordem, basta arrastar os vídeos para a posição que quiser.  

Dica 5: a diferença de “Público”, “Não Listado” e “Privado”

Nas dicas acima, foi citado algumas vezes as configurações “Não Listado”, “Privado” e “Público, mas o que elas significam?

No Youtube, temos a possibilidade de configurar a privacidade dos vídeos. E cada uma das três tem um sentido. Vamos a elas:

  • Privado: Quando você seleciona essa opção para seus vídeos, eles só podem ser vistos pelo dono do canal. É recomendado para quando seu vídeo ainda não está finalizado ou para quando você deseja tirá-lo do ar sem ninguém mais ter acesso.
  • Não Listado: Com essa opção, o seu vídeo pode ser visto por quem você deseja, mas não para o público. Ou seja, o dono do canal envia o link do vídeo para algumas pessoas, mas ele não consegue ser visto na home caso seja procurado. Você seleciona quem pode ver o vídeo, através do envio do link.
  • Público: Essa opção possibilita que seu vídeo fique aberto no seu canal e que seja visto por todos. 

Espero que as dicas tenham te ajudado a criar seu canal no Youtube! Em breve, teremos mais dicas, só que dessa vez, para quem deseja otimizar os vídeos que já estão no canal!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!